O Prêmio ABComm de Inovação Digital 2019, entregue pela Associação Brasileira de Comércio Digital no próximo dia 16 de abril, aponta as empresas e profissionais que têm se destacado no cenário do e-commerce nacional. De acordo com o e-Bit o segmento cresceu 12% em 2018, índice similar ao crescimento dos demais setores da economia. Entre 2014 e 2016, o crescimento médio ficou acima dos 20%, seguido por queda para 9% entre 2016 e 2017. Esses números revelam um período de maturação do mercado.
Frente a esse cenário, embora o setor concorde que o e-commerce deve seguir em ascensão, outro segmento tornou-se o foco de empresas que desenvolvem inovações tecnológicas: o varejo físico.
De acordo com o recém-lançado levantamento Retail Tech Mining Report, desenvolvido pela plataforma Distrito e pelo centro de inovação OasisLab, o número de startups voltadas para tecnologia no varejo cresceu 40% no último ano.
“Enquanto todos os olhos estavam voltados para os números expressivos do e-commerce, o varejo ficou esquecido, mas o setor tem um potencial enorme de inovação se aliarmos tecnologia à experiência do usuário, o que não deixa de ser uma compra “digital””, explica Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara, que concorre como melhor profissional de tecnologia.
Machine learning, inteligência artificial, internet das coisas e big data são as principais ferramentas que vão revolucionar a maneira como compramos. “Na China, país que está focado em automatizar suas operações de varejo, lojas anunciam ofertas personalizadas por meio de QR Code em suas fachadas. O pedestre está passando na rua e, com um clique em seu celular, descobre se há alguma promoção que lhe interessa”, conta Fabio.
Reconhecimento facial é outra aposta para aumentar a conversão nas lojas físicas. A tecnologia será capaz de identificar como o consumidor interage com o ambiente e com os produtos, e as lojas estarão em constante evolução para não perderem sua relevância frente ao mundo digital, e nem a clientela.
Prêmio ABComm 2019
A votação do prêmio ABComm é aberta ao público e vai até o dia 8 de abril. Para indicar seus candidatos, basta acessar este link.
Criado em 2008, o Grupo FCamara é atualmente empresa de consultoria de TI em comércio eletrônico multiplataformas. Seus negócios possuem duas divisões: o Omnicommerce, responsável por criar soluções digitais para empresas de e-commerce e varejo; e a Exponential Business, especializada em projetos para a grande indústria, logística, operações portuárias e soluções de health tech para planos de saúde e hospitais.
O grupo segue uma fórmula que une time, cultura e método. Seu culture code inovador e programas de formação preparam grandes profissionais e times de alta performance.
Em 2015, após imersão no Vale do Silício, o grupo fundou a Orange Founders, sua própria Venture Builder, que já lançou 8 startups disruptivas com foco B2B.
Serviço:
https://www.fcamara.com.br/
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo