book_icon

Tecnologia de monitoramento e manutenção remota ajuda a reduzir custos e aumentar eficiência

Soluções transformam máquinas e implementos agrícolas em agentes da transformação digital agrícola
Tecnologia de monitoramento e manutenção remota ajuda a reduzir custos e aumentar eficiência

A venda de máquinas e implementos agrícolas deve crescer 10,9% em 2019, um indicador do otimismo do agronegócio, setor que representa quase 25% do PIB brasileiro. É o que aponta pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos  – Abimaq. Para Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, referência em soluções digitais dos setores agrícola e florestal, os investimentos na frota devem vir associados à aquisição de tecnologias de monitoramento. “O melhor trator é aquele capaz de criar a fazenda inteligente, onde todos os processos estão integrados, sincronizados e, principalmente, sob controle”, afirma o executivo.

A principal vantagem é que esse controle absoluto da frota torna possível corrigir deficiências nos processos agrícolas na hora de sua execução. A velocidade inadequada de um trator durante a pulverização do cultivo, por exemplo, leva a desperdícios de insumos e, pior, compromete o resultado do trabalho, refletindo diretamente na produtividade e lucratividade do negócio. Com tecnologias eficientes de monitoramento de frota e máquinas, os supervisores de cada processo podem corrigir as falhas no momento em que elas estão ocorrendo. Além disso, os profissionais passam a ter dados precisos para aperfeiçoar as rotinas, por exemplo, verificar quais operadores de máquinas necessitam de treinamento.

Com tecnologias eficientes de monitoramento de frota e máquinas, os supervisores de cada processo podem corrigir as falhas no momento em que elas estão ocorrendo 

Outro exemplo de como sistemas tecnológicos podem garantir o máximo de eficiência e de redução de custos com a frota agrícola é a solução de Intervenção Remota de Máquinas, comercializado pela Hexagon. Segundo Bernardo de Castro, os resultados obtidos com a assistência técnica à distância vêm chamando a atenção dos fabricantes de tratores e implementos agrícolas. “Temos casos de fazendas que relatam redução de custos e aumento de produtividade. Esse resultado para empresas que comercializam commodities, cujos preços são definidos exclusivamente pelo mercado, faz muita diferença no aumento da competitividade”, destaca.

A economia se justifica com a redução de deslocamentos de técnicos, uma rotina que pode levar vários dias considerando as longas distâncias das fazendas. Enquanto o técnico não chega, a máquina fica parada e seu operador também, comprometendo a eficiência dos processos. Por isso, tanto a assistência técnica remota quanto o monitoramento de máquinas são tecnologias que vêm agregando grande valor à indústria de tratores. ‘É o diferencial que muitos fabricantes buscam para influenciar a decisão de compra das fazendas”, atesta Bernardo.

A Hexagon atende ao mercado internacional, como grande parte da Europa e África do Sul. No Brasil, a empresa tem escritórios em Ribeirão Preto e em Florianópolis. Na capital catarinense, há também a fábrica, onde são produzidos displays para todo o mundo. Na Europa, o escritório está instalado em Madri, na Espanha, e nos Estados Unidos, em Atlanta.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.