book_icon

Pravaler aposta no chatbot como ferramenta para facilitar o crédito universitário

Mais de um milhão dos alunos que ingressaram na graduação ou pós-graduação em 2017 contaram com algum apoio financeiro para terminar os estudos
Pravaler aposta no chatbot como ferramenta para facilitar o crédito universitário

De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, realizado em 2017 pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, dos oito milhões de estudantes que fizeram a matrícula em cursos de graduação ou pós-graduação no País, mais de um milhão utilizaram o crédito universitário para concluir os estudos. E o número só não é maior porque os jovens têm muitas dúvidas sobre este tipo de programa.

Pensando nisso, o Pravaler, considerado o maior crédito universitário do País, decidiu automatizar, com chatbot, o processo de pedido e liberação do crédito universitário. Para isso, contou com a Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.

O chatbot tem demonstrado ser uma excelente ferramenta de conversão, pois oferece escalabilidade, torna os processos mais eficientes e potencializa os resultados 

A empresa percebeu que muitos estudantes avançavam no funil de vendas, mas não emitiam o contrato. Por isso, procurou um chatbot ativo, bem descontraído, para alertar os alunos sobre a última etapa. Desde o início da operação, em janeiro deste ano, o chatbot vem mantendo a média de 50% de emissão de contratos, acima do processe anterior, explica Thiago Soares da Silva, coordenador de Conversão do Pravaler.

Para ele, o principal benefício do chatbot é a otimização dos processos, com redução dos custos operacionais, além da maior facilidade para quem pretende ingressar ou concluir o ensino superior com o Pravaler.

“O nosso aluno é muito digital e prefere interagir por meio do mobile. Por isso, quanto mais digital for o Pravaler, maior será o engajamento do aluno. Com o chatbot, estamos utilizando o canal adequado para nosso público”, diz o coordenador de Conversão. E completa: “ O chatbot tem demonstrado ser uma excelente ferramenta de conversão, pois oferece escalabilidade, torna os processos mais eficientes e potencializa os resultados”, resume.

Com base nos resultados conquistados, a próxima meta é disponibilizar o chatbot por WhatsApp e incluir inteligência artificial para responder dúvidas frequentes, com IBM Watson.

“Estamos trabalhando em conjunto para que o Pravaler possa oferecerem breve, a interação com chatbot para envio e confirmação de documentos, além de segmentação de faculdades no processo de contratação e recontratação. Assim, os alunos/clientes terão uma experiência de compra muito mais ágil e completa, sem sair da conversa com o chatbot”, diz Fábio Matias, diretor de Negócios da Zenvia.

Desde a sua criação, em 2006, o Pravaler já repassou de mais de R$ 2,5 bilhões em mensalidades. Sua operação contempla o financiamento de 100% do valor da mensalidade de cursos de ensino superior presenciais e a distância, com subsídio parcial ou total das taxas de juros por parte das instituições de ensino.

A Zenvia acredita que a inteligência aliada à tecnologia tem o poder de tornar o mundo um lugar mais simples. Por meio de uma plataforma de comunicação que é multicanal, a empresa promove conversas inteligentes e personalizadas que transformam a experiência entre consumidores e empresas.

Serviço:

Home

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.