book_icon

Setor de TIC apresenta manifesto ao governo mineiro

Setor de TIC apresenta manifesto ao governo mineiro

A Sucesu Minas apresentou ao governo mineiro um manifesto com os principais pontos a serem considerados no programa estadual de tecnologia. O objetivo é tornar as empresas mineiras mais competitivas para fornecer soluções de ponta, as empresas consumidoras de tecnologia igualmente competitivas em seus mercados e, assim, a vida da população melhor. A entrega do manifesto Sucesu Minas aconteceu durante o evento CIO Experience no último dia 26, que contou com a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Becho.

Valorizar a aquisição de tecnologia mineira por meio da concessão de incentivos, priorizar junto ao BDMG linhas de crédito para produtos e serviços inovadores, estabelecer parcerias com as entidades que fomentam a TI no estado, como a Sucesu, a Fumsoft e a Assespro, bem como restabelecer um programa de incentivo a startups de tecnologia foram alguns dos tópicos abordados.

Ao fazer a leitura do documento, o presidente da Sucesu Minas, Harlen Duque, reforçou que as dez iniciativas resumem os anseios maiores do setor. “Estamos certos de podermos vir a trabalhar juntos por um Estado de Minas Gerais melhor e preparado para um mundo tão inovador quanto desafiador”, disse.

“Temos ainda a expectativa de caminhar para manter um mercado na área de tecnologia mais sinérgico, mais colaborativo entre o estado e a iniciativa privada. Além disso queremos facilitar para o empreendedor, ter um processo mais simples para criar uma empresa, com menos carga tributária”, completou o presidente da Sucesu.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Becho, afirmou que os 10 itens do Manifesto retratam bem o que percebeu nos cem dias de governo e o que está ouvindo no mercado. Becho fez uma apresentação inédita do planejamento macro do estado para os participantes do evento, os grandes players do setor, que juntos somam 70% do PIB mineiro.

Segundo o subsecretário, se por um lado Minas Gerais vive uma instabilidade fiscal muito grande, por outro é o terceiro estado em potencial de atração de investimentos. “Somos muito bem posicionados na geração de startups e de empreendedores. Terceiro lugar em intensidade. Quatro municípios do estado estão entre os top 20 em números de startups. Temos que aproveitar esse potencial”, ressalta.

Becho afirma que “a ideia é trazer para dentro do ecossistema de inovação empresas, investidores e pesquisas, para que tenhamos as cadeias produtivas e o investimento regional que a gente precisa, municiando os desafios, o mercado consumidor e a atração de investimentos. Para isso, precisamos que exista uma base para as profissões do setor no futuro, sendo estruturada desde a formação das crianças, e de um ambiente regulamentado, desburocratizado e com parcerias e incentivo à inovação. E, tudo isso, com o governo atuando como orquestrador por meio do Sistema Mineiro de Inovação”.

Diretrizes macro do plano da Sedectes:
– Criar ecossistema regional com base nos desafios da nossa economia;
– Criar condições jurídicas regulatórias, estruturantes, tributárias e fiscais;
– Criar política para atração e retenção de empresas de alto valor agregado;
– Estabelecer um ambiente de cooperação baseado em suas vocações;
– Direcionar recursos para quem transforma tecnologia em produto, medir a convenção (Business Case);
– Atrair Capital de Risco;
– Fomentar os ciclos de inovação cobrando entregas efetivas. Efetivação de negócios em MG;
– Fomentar a transformação de startups em cases de sucesso;
– Estruturar o banco de startups – facilitar acessos aos investidores.

Criada há 50 anos com o intuito de promover debates e buscar soluções em conjunto para os problemas relacionados às novas tecnologias, a Sucesu Minas é o mais tradicional e importante órgão representativo da área de Tecnologia de Minas Gerais. A Sucesu Minas participa ativamente das questões do setor e trabalha para defender os interesses de seus associados e dos usuários de Tecnologia, criando benefícios e realizando eventos de grande relevância para o mercado mineiro. São mais de 40 ações anualmente, com o objetivo de discutir os assuntos pertinentes ao dia a dia dos CIOs e profissionais de TIC, e promover a troca de experiência entre pares.

Empresas associadas: 4Tech, Aditi, AeC, Aéras, Algar Telecom, Acelor Mittal, Almg, Altasnet, Assisti, Audaz, BDMG, Bhs, Campello, Coachr, Permuta, Dell, Dimension data, DriveA, DTI, DKP, E.motion, Emx, Ewave, Embratel, Facilite TI, Fargo, Fumec, Genesis, Grupo VDL, Hewlett Packard, IBM, Instituto Mário Penna, IPlace Corporativo, Itambé, Iteam, Itone, Kater, Kukac, Lanlink, Magnesita, Mav, Mercantil do Brasil, Meso, Montreal, Microhard, Multirede, N&C Brasil, NetAdmin, NetService, NetSol, Npo, Horizon, Microcity, PifPaf, PMI, Impacta, PUCMinas, Prodemge, Prolinx, QINetwork, Reply, Sada, Safe, Safetec, Samm, Squadra, Seidor, Simpress, Sonda, Symantec, Stefanini, Stoque, Techedge, TTY, Take, Teksid, Tivit, Totvs, Tripla, UFMG, Unimed-BH, UOL Diveo, Usiminas, Vallourec, Valspe, Vert, Vetta, Vogel, WebAula, Y3Gestão.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.