book_icon

Videowall: uma estratégia de negócio

Você já jogou War? Para mim, ele é um dos melhores jogos de estratégia. Gosto especificamente da possibilidade de ter uma visão privilegiada da situação de conflito, olhando o cenário do alto com acesso a todas as informações importantes para mim. Agora, imagine se você pudesse analisar os desafios da sua companhia desse mesmo ângulo? Não seria perfeito? O videowall lhe dá essa possibilidade com dados em tempo real, viabilizando tomadas de decisões mais assertivas, em um curto espaço de tempo.

O videowall é uma ferramenta de tecnologia que permite o agrupamento e a visualização de informações táticas e estratégicas da operação de um determinado negócio ou de algum desafio que ele esteja atravessando. Na prática, trata-se de uma tela gigante formada por diversas telas menores que permitem a visualização de vídeos, gráficos, notícias da imprensa, áudio ou outras informações que sejam relevantes para formar o quebra-cabeça da situação. Esses monitores se diferenciam pela altíssima qualidade da imagem e pela capacidade de operar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Algumas formas de uso do videowall para os negócios:

Empresas de serviço – Uma empresa de energia, por exemplo, em caso de interrupção do fornecimento de energia em alguma região, o centro de operações pode entender onde estão as equipes de reparo, qual está sendo a repercussão do assunto na mídia, qual é a situação real dos locais afetados, como está o volume de reclamações no serviço de atendimento ao consumidor, entre outras informações relevantes para o momento.

● Instituições financeiras – É possível acompanhar, por exemplo, a mesa de operações, saber quantas pessoas estão conectadas aos serviços oferecidos, como está a movimentação nos pontos de saque, o número de fraudes ou tentativas e a visão geral do centro de segurança ou da rede de comunicação.

Serviços de compartilhamento – O videowall , neste caso, possibilita visualizar onde estão os pontos de entrega de bicicletas e patinetes, como está a satisfação dos usuários, se há equipamentos que precisam de reparo ou substituição, quais são os pontos de menor adesão ao serviço, qual é o público mais engajado.

● Eventos esportivos – Outra usabilidade de grande valia desta tecnologia é a possibilidade de obter a visão da entrada da torcida ao local, da movimentação na arquibancada, de ocorrências dentro da quadra , do campo ou em outras dependências do local.

● Eventos com grande concentração de pessoas – No carnaval, por exemplo, é possível reunir no videowall imagens das áreas de concentração, dispersão, arquibancadas, estacionamento, bilheteria e recuo da bateria, além de entender os impactos do desfile no trânsito das vias próximas e a situação do transporte público.

Ações de segurança – Ele também permite acompanhar o pontos de maior incidência de roubos e furtos, os índices dos crimes, perseguição de carros e matérias que estejam circulando na imprensa, bem como alarmes de sistemas de análise inteligente de dados, como reconhecimento facial ou veículos roubados.

● Danos públicos causados por fenômenos da natureza ou não – É uma ótima alternativa para visualizar os prejuízos e acompanhar a evolução ou involução deles, além de monitorar outros pontos de risco, o número vítimas e de pessoas que estão na lista de desaparecidos, além de entender onde as equipes estão focadas, qual é a situação de hospitais e IMLs da região, entre outras informações.

● Controle do trânsito – Acompanhamento de situações relacionadas a semáforos e pontos de congestionamento e alagamento, além de acidentes e os impactos e repercussão gerados por eles.

Publicidade – também considerada uma ferramenta fundamental para a divulgação, como por exemplo, em grandes centros comerciais, o videowall garante uma alta qualidade da imagem e permite a transmissão de vídeos – não somente de imagens estáticas -, chamando, assim, mais atenção do público para a informação que se deseja divulgar e permitindo transformar uma peça publicitária em um momento de entretenimento.

Em resumo, o videowall é a melhor ferramenta para ter acesso a informações estratégicas e importantes para o negócio em determinados momentos, graças ao seu sistema de gerenciamento de imagens que conecta diversas fontes de informação e permite a montagem de layout´s de visualização com as imagens e informações de acordo com cada momento do usuário, inclusive permitindo o compartilhamento destes dados entre empresas ou centros de comando e controle e equipamentos móveis, como smartphones e tablets.

Porém, o segredo para o sucesso dessa solução está na escolha correta das informações que se quer reunir e na capacitação dos profissionais responsáveis por fazer a leitura e o cruzamento dos dados coletados. Só assim será possível a tomada das melhores decisões, inclusive e prioritariamente em momentos de alta pressão.

Por Cristiano Felicissimo, diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom

compartilhamento

Smartphones

tablets

Videowall

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento