book_icon

Taxi.Rio recebe apoio da Toccato

Parceria entre a IplanRio e Toccato possibilitou um projeto desenvolvido de forma mais ágil, sendo que o Qlik Sense foi o BI escolhido
Taxi.Rio recebe apoio da Toccato

WhatsApp Website display on computer screenResponsável por prover recursos de Tecnologia da Informação para o Rio de Janeiro, a IplanRio está presente no mercado há mais de 30 anos, atendendo a todos os órgãos da Prefeitura do RJ. A empresa desenvolveu um projeto para o Município visando aprimorar a gestão da modalidade tradicional de táxis. Chamado Taxi.Rio, o projeto consiste na criação de um aplicativo direcionado aos usuários do transporte, facilitando a comunicação com taxistas e gerando dados para a gestão da cidade, como informes de alagamentos, queda de árvores, entre outros.

Para que este empreendimento começasse a funcionar imediatamente, a IpanRio contou com o apoio direto da Toccato, Elite Master Reseller Qlik com maior carteira de clientes no Brasil. A empresa necessitava de um BI para gerir os indicadores gerados pelo aplicativo, sendo que o Qlik Sense foi o escolhido.

Chamado Taxi.Rio, o projeto consiste na criação de um aplicativo direcionado aos usuários do transporte, facilitando a comunicação com taxistas e gerando dados para a gestão da cidade, como informes de alagamentos, queda de árvores, entre outros 

Marcelo Castilho, Gerente Técnico de Informações Gerenciais da IplanRio, conta como a implementação da Qlik foi importante para o projeto. “Precisávamos escolher um BI que desse uma resposta rápida, pois a partir do momento que esse projeto começasse a funcionar, era importante que a gestão e a sociedade tivessem um acesso às informações”, diz.

Como benefícios, Castilho ressalta três pontos de destaque da ferramenta: agilidade, suporte de um grande volume de dados e layout. “O desenvolvimento dos dashboards é fácil e rápido. Além disso, vimos com muita eficiência a capacidade da plataforma em suportar grande volume de dados, que era uma necessidade do projeto. Os componentes visuais ofereceram alternativas mais ricas para a gestão da prefeitura, sem precisar de nenhum tipo de investimento em programação”, explica o executivo.

Segundo Simoni Oliani, Founder da Toccato, as expectativas são positivas para o trabalho em conjunto com a IplanRio. “Vemos potencial para, no futuro conseguirmos aprimorar cada vez mais o trabalho com a prefeitura do Rio de Janeiro. Nossas equipes são parceiras em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, fazendo com que os resultados sejam qualitativos. O BI tem uma alta desenvoltura para as instituições e, quando explorado corretamente, traz benefícios inigualáveis”, pontua.

Castilho finaliza destacando a parceria entre as empresas. “Antes da ferramenta, destaco os profissionais da Toccato que trabalharam conosco. Resolvemos tudo muito rápido, em questão de duas semanas para a primeira versão ficar pronta. Assim, tão logo os taxistas já começaram a rodar com o aplicativo, a prefeitura já conseguia sinalizar seus diversos indicadores gerenciais”, conclui.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.