book_icon

Apostar em sistemas de integração na logística faz toda diferença no marketplace

Não é novidade que o varejo digital é um mercado que está em constante expansão e cheio de oportunidades. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico  – ABComm, estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% se comparado com o ano de 2018. E para surfar nessa onda, muitos empreendedores optam por investir em marketplaces.

Hoje os marketplaces têm um papel fundamental e importante para os empreendedores. Esse canal permite uma maior visibilidade para os produtos do lojista, devido ao alto número de tráfego que estas plataformas recebem. Outra vantagem é o baixo investimento, ou seja, só paga uma comissão ao marketplace sobre o que conseguir vender. Além disso, há a possibilidade de alcançar um mercado, que talvez sozinho, o lojista não conseguiria ter atuação somente com um e-commerce próprio.

Atualmente existem no mercado plataformas de integração que proporcionam diversas ferramentas para os marketplaces. Um dos benefícios é permitir que o seller integre o seu negócio a diversos canais de vendas e gerencie tudo em uma única plataforma – vendas, emissão de notas fiscais, logística, controle de estoque, entre outros.

Quando falamos sobre a logística dos e-commerces, ter um sistema de gestão integrado à operação é extremamente importante, pois além de deixa-lo mais lucrativo, reduz o custo de envio nesse procedimento. Além disso, o lojista consegue gerir tudo em uma única plataforma, desde a emissão da etiqueta de transporte até o rastreio da mercadoria. Ter um controle rígido de estoque para evitar perdas de vendas por falta de produtos ou gastos desnecessários com produtos com pouca saída, também é fundamental para que seu negócio dê certo.

Os processos de picking – separação e preparação de pedidos e packing – empacotamento, acomodação dos produtos e embalagem, por exemplo, são essenciais para o sucesso logístico do varejo digital. Ganhar mais agilidade na embalagem e ainda garantir que o produto irá chegar ao cliente, são fatores importantes que todo lojista deve prestar atenção para não ter dor de cabeça. Todos esses pontos mencionados ajudam a manter o cliente informado de todo o processo, o que é fundamental para transmitir segurança na entrega.

Por fim, acredito que apostar em um e-commerce próprio ou em marketplace são iniciativas que vão trazer algo de positivo para seu empreendimento, principalmente quando falamos sobre visibilidade da marca. Não se esqueça de pesquisar e apostar nas ferramentas de integração, que farão total diferença na gestão da sua loja.

Por Sidney Zynger, Diretor de Marketing do Bling

 

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.