book_icon

Empregadores brasileiros permanecem otimistas para o segundo trimestre

Pesquisa do ManpowerGroup revela perspectivas de contratação inalteradas tanto em relação ao trimestre anterior quanto quando comparado com o mesmo período do ano passado
Empregadores brasileiros permanecem otimistas para o segundo trimestre

Empregadores brasileiros relatam intenções de contratação otimistas para o segundo trimestre de 2019. A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup apresentou, pelo terceiro trimestre consecutivo, o indicador de +7%. Os empregadores relataram perspectivas de contratação inalteradas tanto em relação ao trimestre anterior quanto quando comparado com o mesmo período do ano passado. Houve melhora de perspectiva em setores-chave, como Comércio Atacadista & Varejista e Finanças, Seguros & Imobiliário, comparado com o trimestre anterior, mas apresentou queda nos demais setores – Agricultura, Pesca & Mineração; Indústria; Construção; Administração Pública, Educação; Serviços e Transportes & Serviços Públicos. A pesquisa incluiu mais de 59 mil empregadores de 44 países, sendo mais de 850 profissionais brasileiros.

O CEO do ManpowerGroup, Nilson Pereira, destaca que os dados da pesquisa revelam estabilidade nos indicadores. “As empresas ainda aguardam as definições do cenário econômico, mas claramente estão se preparando para aumentar o ritmo de contratações no curto prazo. A expectativa de uma possível aceleração do crescimento poderá se concretizar caso o novo governo consiga realizar ajustes nas contas públicas, fomentando o aumento de investimentos com potenciais privatizações, mudanças na legislação trabalhista e redução de impostos”, explica Pereira.

A intenção de contratação para o Brasil é de 7%, reportando perspectiva inalterada pelo terceiro trimestre consecutivo. As intenções de contratação para os setores de Finanças, Seguros & Imobiliário e Comércio Atacadista e Varejista alcançaram seu ponto mais forte desde antes da recente recessão econômica do País.

Os dados mais relevantes da pesquisa revelam que os empregadores de todos os setores, regiões e porte de empresas relataram perspectivas de emprego positivas para o segundo trimestre, com exceção dos empregadores do setor de Construção e de empresas de pequeno e médio portes que reportaram indicadores negativos.

Os empregadores do setor de Comércio Atacadista & Varejista apresentaram as melhores possibilidades dos oito setores industriais com perspectiva de +16% refletindo os planos de contratação mais otimistas em cinco anos, com melhora de 5 e 11 pontos percentuais em relação ao primeiro tri de 2019 e segundo tri de 2018, respectivamente. “O retorno dos empregos aumenta o poder de consumo, beneficiando diretamente toda a indústria do comércio”, destacou Pereira. Outro setor que apresentou crescimento foi o de Finanças, Seguros & Imobiliário, com 11%, um ponto percentual melhor do que no último trimestre.

Em contrapartida, pelo sexto trimestre consecutivo, os empregadores de Construção reportaram as perspectivas mais fracas do setor, com indicador de -5%. Mesmo assim, as perspectivas de contratação para o setor permaneceram relativamente estáveis, tanto na comparação trimestral como quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Regionalmente, os empregadores do estado do Paraná antecipam as melhores perspectivas. O indicador de +15% é o melhor registrado nos últimos 5 anos, crescimento de 2 pontos percentuais quando comparado com o trimestre anterior e 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Os empregadores do estado do Rio de Janeiro continuam relatando as perspectivas de contratação mais fracas (a expectativa tem sido a pior entre as cinco regiões por 10 trimestres consecutivos). No entanto, os empregadores reportam a melhor previsão – e primeira positiva – em quatro anos (+2%), melhorando em 5 e 8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2019 e segundo trimestre de 2018, respectivamente.

Empregadores de grandes empresas relatam as melhores intenções de contratação com perspectiva de 21%. Enquanto isso, o mercado de trabalho mais fraco é apontado pelos microempregadores com uma perspectiva de -3%.

Em toda a região da América, as melhores perspectivas são reportadas nos Estados Unidos (19%), México (12%) e Canadá (10%).

O ManpowerGroup, empresa global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em constante transformação, adquirindo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que se permite ganhar. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados e encontrando empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades.

Serviço
www.manpowergroup.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.