book_icon

Iniciativa ensina programação para meninas e seleciona melhores projetos para apresentação na Califórnia

O projeto tem como objetivo desafiar jovens de 10 a 18 anos a desenvolver aplicativos e aprender as habilidades para serem empreendedoras e líderes em tecnologia
Iniciativa ensina programação para meninas e seleciona melhores projetos para apresentação na Califórnia

O Technovation é uma iniciativa mantida pela ONG Iridescent que oferece para meninas a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras e líderes em tecnologia. O projeto desafia as participantes, entre 10 a 18 anos, a criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular que resolva problemas em suas comunidades. Durante 12 semanas, elas trabalham em times para desenvolver um plano de negócios e o aplicativo.

As meninas têm a oportunidade de passar por todo o processo, desde a identificação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo, até a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e a apresentação para investidores. Cada equipe recebe o suporte de um(a) mentor(a) que orienta o projeto e oferece insights de como é trabalhar na área de tecnologia e ciências da computação, servindo, assim, de modelo para as meninas. Os melhores projetos regionais são selecionados para participar do World Pitch Event, que é sediado em uma grande empresa de tecnologia de São Francisco, Estados Unidos.

Ao contrário do que imaginamos, o número de meninas entrando nas universidades nos cursos de tecnologia está diminuindo. Se não trabalharmos para incentivar às próximas gerações de meninas a se interessarem por tecnologia e liderança, a lacuna da falta de diversidade no setor da TI vai ficar cada vez maior 

Em 2018, em Florianópolis, foram seis embaixadoras, 10 mentores, oito times, 36 meninas e sete escolas envolvidas, sendo que um time foi até a semifinal na América Latina. O time desenvolveu o Our Rules — um aplicativo para ajudar meninas e mulheres a encontrar e promover eventos de maneira unificada e intuitiva. O objetivo é resolver um problema de comunicação, dentro do propósito da igualdade de gênero, para fortalecer as relações entre as mulheres que usam a tecnologia.

Em 2019, os workshops iniciaram em 16 de fevereiro e ocorrem sempre aos sábados, até o mês de abril, no Sebrae. Ao contrário do que imaginamos, o número de meninas entrando nas universidades nos cursos de tecnologia está diminuindo. Se não trabalharmos para incentivar às próximas gerações de meninas a se interessarem por tecnologia e liderança, a lacuna da falta de diversidade no setor da TI vai ficar cada vez maior. Estamos trabalhando para mudar não somente a característica do nosso ecossistema tecnológico, mas também para mudar a realidade na vida destas meninas, da família e da comunidade onde elas moram”, explica Júlia Machado uma das Embaixadoras do Technovation Floripa.

Os patrocinadores da iniciativa são Sebrae, Engie, ONG Moradia e Cidadania, dos Funcionários da Caixa, IDoCode, Stratum, Linx, Taller, Lidehra, Anitas, InspiringGirls, Springboard e Mulheres Acate. Os interessados em contribuir com o evento podem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail [email protected], sendo possível contribuir também com doação de coffees breaks, fazendo o pagamento e solicitando a entrega no Sebrae.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.