book_icon

Parceria vai digitalizar e preservar pinturas na era digital

PFU Limited e The Watercolour World unem conhecimento para documentar pinturas em aquarelas e preservá-las em formato digital
Parceria vai digitalizar e preservar pinturas na era digital

A Fujitsu, empresa japonesa do setor de TIC e que atua mundialmente com scanners para documentos, anuncia parceria entre a PFU EMEIA, subsidiária da PFU Limited com sede no Reino Unido, e a Watercolour World, instituição focada na criação de um banco de dados online e gratuito em todo o mundo com coleções públicas e privadas de aquarelas pintadas antes de 1900.

A parceria tem o objetivo digitalizar e preservar aquarelas públicas e privadas. Ao criar um panorama visual do mundo antes da fotografia e tornando-o disponível, por meio de uma coleção em um site, as empresas tornam as aquarelas acessíveis para todos – já que a durabilidade dessas pinturas está comprometida pela fragilidade.

No projeto, a digitalização será feita com o auxílio do scanner Fujitsu ScanSnap SV600 de forma que a documentação das artes fica disponível em uma única biblioteca geograficamente indexada e de fácil acesso para todos os visitantes do portal. Até o momento, já estão disponíveis por volta de 80 mil aquarelas.

Digitalizar peças históricas e permitir que todos vejam como era a vida antes da fotografia são ações relevantes com impactos no mundo todo

Projetado para a captura rápida e fácil de imagens e entrega em alta qualidade, o ScanSnap SV600 é um scanner suspenso que pode digitalizar imagens através do vidro, o que significa que as pinturas não precisam ser removidas de suas molduras, evitando o risco de danos. O ScanSnap SV600 possui, ainda, uma faixa de luz forte capaz de capturar todos os detalhes da imagem, sem prejudicar a aquarela. Outro diferencial do equipamento é a portabilidade; as equipes de digitalização podem levar o dispositivo até as coleções, galerias e residências para capturar as imagens.

De acordo com Yasunori Miyauchi, vice-presidente corporativo da PFU Limited e presidente da Unidade de Negócios de Documentação e Imagem, a parceria oferece uma nova oportunidade para quem quer conhecer e saber mais sobre essas obras de artes. “Digitalizar peças históricas e permitir que todos vejam como era a vida antes da fotografia são ações relevantes com impactos no mundo todo. Estamos orgulhosos com a parceria com a Watercolour World e queremos seguir contribuindo com os registros históricos para o futuro”, completa.

A PFU Limited é uma subsidiária da Fujitsu Limited, empresa global que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa hardwares de computador, produtos periféricos, software e sistemas corporativos. A PFU é uma das principais empresas de scanner de documentos do mundo, que oferece um amplo portfólio de scanners de documentos para ambiente de produção pessoal, de desktop, de grupo de trabalho e de alto volume. A PFU está envolvida no negócio de scanner de imagens de documentos há mais de 30 anos.

O Watercolour World é um site gratuito e interativo que funciona como um portal exclusivo de coleção globais de aquarelas documentais feitas antes de 1900, em mãos públicas e privadas. Os usuários podem pesquisar por um mapa ou por uma palavra-chave entre milhares de imagens, que incluem topografia, botânica, zoologia, eventos históricos e realizações humanos de todos os tipos O Watercolour World surgiu da ideia de Fred Hohler, ex-diplomata britânico que fundou a Public Catalog Foundation em 2002. Fred fotografou e publicou pela primeira vez mais de 200 mil pinturas a óleo em propriedade pública na Grã-Bretanha. O projeto é totalmente financiado pela The Marandi Foundation, uma instituição de caridade sediada em Londres e presidida pelos empresários e filantropos britânicos Javad e Narmina Marandi.

A Fujitsu é a empresa japonesa de tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. No Brasil, está presente há mais de 40 anos, oferecendo soluções e serviços para os segmentos de telecomunicações, financeiro, industrial, automotivo, entre outros. Com escritórios em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Brasília, é também o headquarter da América do Sul, responsável pelas filiais da Argentina, Chile e Colômbia. A empresa utiliza sua experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com seus clientes.

Serviço
https://www.watercolourworld.org/
https://www.pfu.fujitsu.com/en/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.