book_icon

As fintechs de crédito também ganharão com o Cadastro Positivo

Para a Associação Brasileira de Crédito Digital haverá assimetria de informações entre os participantes que atuam nesse segmento
As fintechs de crédito também ganharão com o Cadastro Positivo

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) acredita que a aprovação ontem pelo Senado Federal do PLP 54/2019, que cria o Cadastro Positivo, é um passo importante para resolver um dos principais problemas do setor de crédito no País: a assimetria de informações entre os participantes do mercado de crédito.

“Atualmente, uma instituição financeira que queira conceder um empréstimo para alguém ou um comerciante que queira vender uma mercadoria a prazo para um consumidor pode consultar apenas as informações negativas sobre os clientes”, observa Rafael Pereira, presidente da ABCD. Ele explica que isso significa que os participantes do mercado compartilham informações sobre tomadores de crédito apenas em casos de inadimplência ou atrasos de pagamentos. Com isso, um cliente que pagou todas as suas contas em dia, honrou todos os seus compromissos financeiros e, por uma eventualidade qualquer, atrasou apenas um pagamento recentemente, acaba tendo a sua avaliação de crédito prejudicada, não se beneficiando do seu bom histórico de pagamentos no momento em que mais precisa.

A tecnologia está mudando a maneira como as pessoas lidam com suas informações, e que é plenamente possível conciliar novos modelos de negócios baseados na análise de dados com a respectiva proteção desses mesmos dados

O exemplo acima demonstra como a falta de transparência em relação às informações positivas faz com que todos os consumidores paguem mais caro pelo crédito. O compartilhamento de informações positivas sobre os consumidores é um passo fundamental para redução dos juros no Brasil. Com mais informações, uma análise de crédito mais precisa e robusta é possível: os clientes têm acesso a melhores condições de crédito, e as empresas sabem quais de seus clientes são bons pagadores.

Com o Cadastro Positivo, o histórico de bom pagador vira um ativo de cada pessoa, que pode usá-lo para mostrar ao mercado que merece taxas de juros mais baixas. Esse é um bem que cada pessoa pode criar trabalhando duro e honrando seus compromissos e poderá ser utilizado em um momento de necessidade, seja para comprar um imóvel, um carro, viajar com a família ou em casos de emergências inesperadas.

A ABCD também acredita que a tecnologia está mudando a maneira como as pessoas lidam com suas informações, e que é plenamente possível conciliar novos modelos de negócios baseados na análise de dados com a respectiva proteção desses mesmos dados. “Legislações modernas e que apoiem tais modelos são essenciais para o desenvolvimento do país, e a criação do Cadastro Positivo apenas concretiza isso”, diz Rafael Pereira, acrescentando que inúmeros outros países já adotaram o CP, e, nesses países, o que se observa é um spread bancário muito inferior ao praticado no Brasil.

A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional formada por fintechs que oferecem produtos e serviços financeiros. Em franco crescimento no Brasil e no mundo, as fintechs estão mudando a dinâmica do mercado de crédito. São três os objetivos principais da ABCD: busca de maior eficiência no ciclo de crédito, fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital no qual as fintechs associadas atuam e criação de relacionamento institucional consistente com os reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.