Gestão

Vasco da Gama moderniza áreas administrativas com soluções da Totvs

Uma das principais demandas do departamento financeiro do Vasco era justamente por um sistema ERP - Enterprise Resource Planning, normalmente traduzido como Sistema de Gestão Empresarial

O Club de Regatas Vasco da Gama, tendo à frente o Presidente da Diretoria Administrativa, Alexandre Campello, vem modernizando de maneira integral suas áreas administrativas. Essa nova era de digitalização de processos do clube foi iniciada, principalmente, a partir de uma parceria com a Totvs. Empresa brasileira no desenvolvimento de softwares de gestão, a Totvs ouviu as necessidades dos gestores e implementou uma solução completa e robusta para gestão empresarial, que inclui o gerenciamento de toda a parte contábil, fiscal e financeira do clube, além do módulo de compras e do sistema para folha de pagamento.

Uma das principais demandas do departamento financeiro do Vasco era justamente por um sistema ERP – Enterprise Resource Planning, normalmente traduzido como Sistema de Gestão Empresarial. O sistema de ERP da Totvs, implementado em outubro de 2018, foi capaz de atender às necessidades do clube e automatizar processos administrativos, centralizando as informações operacionais e maximizando a eficiência da gestão. Além disso, por ser uma solução em nuvem, permitiu facilidade no acesso e evitou a necessidade de uma grande infraestrutura para rodar a aplicação.

Com a implantação do sistema Totvs, conseguimos fazer com que as movimentações financeiras se tornassem mais rápidas 

“Traçamos algumas prioridades e, entre elas, estava dar ao Vasco uma gestão mais moderna. A gente percebia, por exemplo, que que era necessário um sistema integrado entre os departamentos. Escolhemos a Totvs pela qualidade do sistema e das ferramentas propostas. Temos tudo o que um grande clube como o Vasco precisa para desenvolver suas atividades”, elogia o Presidente Alexandre Campello.

Como parte do processo, uma nova equipe de colaboradores foi contratada para o departamento financeiro. Os funcionários, além de já serem familiarizados com a solução da Totvs, receberam treinamentos para aprimorar o uso do sistema. O Vasco passou a trabalhar recentemente com o fluig – que apoia a gestão de documentos e cria workflows de aprovação para alguns processos administrativos – e o Totvs Smart Analytics, que facilita a análise dos dados, tornando-se fundamental para as tomadas de decisão dos gestores. O próximo passo da parceria é a extensão da modernização tecnológica para a área Jurídica do clube. Os colaboradores da área, inclusive, já estão recebendo treinamento da equipe da Totvs para o uso das soluções.

“Equilibrar o clube financeiramente é a prioridade no Vasco. Com a implantação do sistema Totvs, conseguimos fazer com que as movimentações financeiras se tornassem mais rápidas. Passamos a ter o controle exato dos dados de entradas e saídas, assim como o levantamento de toda a dívida e cadastro de 100% dos fornecedores. Em breve, os resultados do clube serão publicados pela primeira vez em um portal de transparência. Isso é muito positivo para os sócios e torcedores vascaínos e só será possível por conta da implantação da solução da Totvs.”, afirma Anderson Santos, Diretor Financeiro do clube.

“Para a Totvs, é muito satisfatório poder auxiliar um clube do porte do Vasco da Gama a instaurar o seu processo de transformação digital, que muitas vezes começa com aplicações básicas, como o ERP. Um bom sistema de gestão é fundamental para a estruturação de processo, é também a porta de entrada para que o clube possa, em um futuro breve, adotar novas tecnologias em seu cotidiano que irão impactar ainda mais positivamente nas finanças, dando margem para que o Vasco tenha um time cada vez mais forte”, afirma Eduardo Pires, Diretor do Segmento de Serviços da Totvs.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório