Tendências

Siemens lança CPUs redundantes para aplicações de alta disponibilidade

Os novos controladores são voltados para aplicações com necessidade de alta disponibilidade e redundância, como automação de túneis, sistemas de tratamento de água e ar condicionado

Com engenharia eficiente do TIA Portal, produto  que permite integrações simplificadas em aplicações complexas, reduzindo tempo de projeto.

A Siemens acaba de trazer ao mercado mais um produto para sua família de controladores avançados Simatic S7-1500. As novas CPUs que integram a linha, chamada Simatic S7-1500 R/H, tem como principal função automatizar processos que não podem parar, em segmentos de mercado como aeroportos, saneamento, datacenters, centros de distribuição e infraestrutura.

Com o Simatic S7-1500 R/H, é possível para as empresas reduzir as perdas de produção, programar manutenções e garantir a disponibilidade de dados e serviços 

Por exemplo, em túneis, os sistemas de ventilação precisam funcionar com 100% de disponibilidade para garantir a qualidade interna do ar, principalmente em casos de congestionamento e esse controle é feito por sistemas automatizados. Com as CPUs redundantes S7-1500 R/H, se um controlador falhar, automaticamente o outro controlador o substituirá, garantindo o funcionamento do sistema.

De acordo com Bianca Cerveira, product lifecycle manager da série S7-1500 da Siemens no Brasil, esse lançamento visa consolidar a atuação da empresa nos segmentos prioritários para a infraestrutura nacional, com soluções que ampliam o uso de automação e, além disso, mantém a funcionalidade dos sistemas nos quais há mais dificuldade de manutenção. “Com o Simatic S7-1500 R/H, é possível para as empresas reduzir as perdas de produção, programar manutenções e garantir a disponibilidade de dados e serviços. Quando utilizamos os controladores redundantes, os gestores não precisam se preocupar em realizar as manutenções no exato momento das falhas, pois o sistema se manterá funcional,” afirma a executiva.

A nova CPU conta também com engenharia eficiente no TIA Portal da Siemens, que permite a integração facilitada com sistemas já existentes a partir de uma única interface e possui ambiente amigável para novos desenvolvimentos. Além disso, é possível estabelecer conexões de forma simples com softwares, permitindo que os dados de um processo produtivo ou instalação física sejam monitorados e coletados remotamente.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Serviço
www.siemens.com.br

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos