book_icon

Curso online descomplica blockchain e aponta suas principais aplicações aos negócios

Entidades representativas da tecnologia no País abrem inscrições para o curso Blockchain para Negócios, que terá duração de sete semanas
Curso online descomplica blockchain e aponta suas principais aplicações aos negócios

Única iniciativa do gênero disponível no Brasil e que estará disponível na web a partir do dia 15 de abril. O conteúdo do curso, com as principais referências em blockchain como convidados, foi pensado com o intuito de descomplicar e demonstrar aplicabilidades do conceito – que promete revolucionar o mundo corporativo nos próximos anos. 100% online e com carga horária de 42 horas, o curso mostrará como esta tecnologia pode ser aplicada ao dia a dia de negócios para impulsionar projetos de todos os segmentos. Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em blockchain.

O curso traz 15 convidados nacionais e internacionais que já utilizam ou trabalham com a tecnologia no mercado, entre eles, Gustavo Paro, ex-Microsoft e atual R3; Vito Castanha, blockchain lead do Itaú; Marcelo Tas, jornalista e educador; Percival Lucena, da IBM; Fernando Mattoso, CTO da Natura; Fábio Alves, do Santander Tecnologia e Andrea Tinianow, fundadora do Delaware Blockchain Initiative.

Depois dos sete módulos previstos, os alunos serão convidados a apresentar um trabalho de conclusão do curso, onde devem criar uma proposta de aplicação prática do blockchain no seu setor de atuação ou de interesse, para receber um feedback personalizado dos professores.

Para Felipe Santos, head of Education da Mosaico University, apesar de parecer um assunto muito técnico, a tendência é que o blockchain faça a diferença em diversos tipos de negócio em um curto espaço de tempo. “Até por isso é fundamental que profissionais de todos os setores participem, pois são eles quem vão sair na frente da concorrência. Essa metodologia com foco prático, unida às entrevistas e interações com convidados que já estão usando a tecnologia na operação são alguns dos diferenciais do curso”, diz.

Já Rosine Kadamani, cofundadora da Blockchain Academy, explica que o blockchain representa para nossa era um potencial de mudança similar ou ainda maior do que o trazido pelo surgimento da internet, na década de 90. “Trata-se de uma nova camada, que permite a troca de valores em ambiente digital sem a necessidade de intermediários como bancos. Isto é absolutamente revolucionário e todos os profissionais serão impactados, cedo ou tarde”, complementa.

Quem fizer o curso entenderá, por exemplo, como funcionam os smart contracts, protocolos de computador autoexecutáveis que garantem que os termos de um contrato sejam honrados, com definições e exemplos de negócios, e compreenderá os tradeoffs que as infraestruturas blockchain precisam lidar com as limitações da tecnologia e tentativas de soluções que existem por meio de forks – atualizações do sistema.

Estão previstas no programa do curso, ainda, explicações completas sobre a natureza dos tokens e dos modelos de crowdfunding via blockchain – Initial Coin Offerings – ICO, além do funcionamento das aplicações descentralizadas, organizações autônomas descentralizadas e o conceito de Web 3.0. Tudo isso com casos de uso reais e expectativas para o futuro da tecnologia em variados segmentos de mercado.

Cenário mundial
Divulgado no último dia 11 pela Data Bridge Market Research, o relatório Global Blockchain Market aponta que o mercado global de blockchain foi responsável por movimentar US$ 242,4 milhões em 2017 e que a estimativa de crescimento, até 2025, é de 79,9% ao ano. Outro relatório, divulgado no mesmo dia, chamado Blockchain Technology Business Guide, mostra que, apesar de 64% das organizações já considerarem o blockchain uma tecnologia relevante e de 71% dos tomadores de decisão acreditarem que o uso da tecnologia pode aumentar a confiança dos seus clientes na companhia, essa intenção ainda não se traduziu em ações na prática. Menos da metade das organizações pesquisadas – 46%- declararam estarem preparadas para utilizar o blockchain para otimizar processos. Frente à esta realidade, se faz cada vez mais urgente que executivos se capacitem e compreendam o blockchain e as tecnologias relacionadas. Só assim conseguirá competir em um mercado, que olha cada vez mais para a integração dessa tecnologia em suas atividades

Serviço
Período: 7 semanas, a partir de 15 de abril
Carga horária: 42h
www.blockchainparanegocios.com.br

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.