book_icon

HPE e Continental lançam plataforma de monetização de dados baseada em blockchain

Disponibilizada para o mercado em 2019, a solução tem base em blockchain e fornece soberania de dados, segurança, transparência e eficiência para superar as barreiras relacionadas ao compartilhamento de dados de veículos
HPE e Continental lançam plataforma  de monetização de dados baseada em blockchain

A Hewlett Packard Enterprise – HPE, empresa de soluções de tecnologia para o mercado corporativo, e a Continental anunciam hoje uma nova plataforma de compartilhamento de dados de veículos para permitir novos serviços digitais que melhorem a segurança e conveniência dos motoristas e, ao mesmo tempo, ajudem os fabricantes de automóveis a monetizar seus dados e diferenciar suas marcas.

Empresas de diferentes setores entenderam que precisam encontrar maneiras de desmembrar silos de dados e permitir que vários players trabalhem juntos para obter o máximo valor dessas informações. No caso de veículos conectados e autônomos, o compartilhamento de dados entre marcas automotivas é fundamental para fornecer serviços de assistência ao motorista que os ajudem a evitar os perigos do tráfego e a encontrar as rotas de viagem mais práticas e eficientes – incluindo, por exemplo, alertas de tráfego em tempo real e localização de estacionamentos disponíveis.

A plataforma de monetização de dados permitirá que os fabricantes e outros parceiros troquem dados uns com os outros – seja para melhorar os serviços digitais para seus clientes ou para monetizar os dados dos veículos. No entanto, a negociação só é viável com o consentimento do motorista 

Arquitetura descentralizada dá mais poder às organizações e gera confiança em compartilhamento de dados

Vários ecossistemas digitais existentes permitem o compartilhamento de dados com base em um modelo intermediário, no qual os proprietários de plataformas coordenam centralmente os fluxos de dados e a monetização. Ao aplicar uma abordagem complementar, a plataforma da HPE e da Continental aproveita uma arquitetura descentralizada baseada em tecnologias blockchain. Os participantes, como os fabricantes de carros, continuam armazenando os dados em seus próprios data centers e compartilham conjuntos de dados específicos somente após a compra e diretamente com o comprador. Essa abordagem proporciona soberania de dados a todos os participantes do ecossistema, ao mesmo tempo em que fornece um procedimento altamente eficiente e seguro para monetizar dados de veículos.

“O compartilhamento de dados de veículos entre os fornecedores pode resolver alguns dos mais complicados problemas de tráfego e melhorar a experiência do motorista aproveitando o poder da chamada ‘swarm intelligence’”, disse Phil Davis, presidente da Hybrid IT e diretor de vendas da HPE. “Juntamente com a Continental, fornecemos a chave para desvendar o valor desse tesouro de dados, dando o controle sobre essas informações aos motoristas e fabricantes de carros”.

A plataforma de monetização de dados permitirá que os fabricantes e outros parceiros troquem dados uns com os outros – seja para melhorar os serviços digitais para seus clientes ou para monetizar os dados dos veículos. No entanto, a negociação só é viável com o consentimento do motorista. Desta forma, a plataforma integrará um sistema de gerenciamento de consentimento e fornecerá aos motoristas um sistema de opt-in e opt-out fácil de usar. A HPE e a Continental levam a sério a privacidade dos dados para manterem-se em conformidade com os regulamentos de proteção de dados dos países em que atuam.

A HPE e a Continental já receberam um feedback extremamente positivo dos fabricantes de automóveis sobre a nova plataforma. “Temos certeza de que nossa plataforma reduz o empecilho de compartilhamento de dados e privacidade de dados”, disse Helmut Matschi, membro do Conselho Executivo da Divisão de Interiores da Continental AG. “Convidamos os fabricantes de automóveis a se juntarem globalmente à nossa plataforma e a colaborarem para moldarmos juntos esse ecossistema que cresce rapidamente”.

A tecnologia foi projetada em conjunto pela HPE Pointnext e pela divisão Interior da Continental. Assim, HPE e Continental fornecerão serviços adicionais para facilitar o comércio de dados e a integração dos dados do veículo nos sistemas e serviços de back-end dos fabricantes de automóveis. O recurso de interface da plataforma permitirá que vários ecossistemas – centralizados e descentralizados – se interconectem e alavanquem novas formas de monetização de dados. Além disso, a plataforma está em conformidade com o conceito VDA NEVADA Share & Secure, que foi desenvolvido pela indústria automotiva alemã para controlar a transmissão segura e a transferência de dados gerados por veículos para terceiros.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.