book_icon

Zenvia, 4all e Uhuu criam primeiro chatbot via WhatsApp para cartão de crédito

Inédita na América Latina, a iniciativa será aplicada para compra de ingressos limitados do Fuerza Bruta Look Up, espetáculo em cartaz em Porto Alegre
Zenvia, 4all e Uhuu criam primeiro chatbot via WhatsApp para cartão de crédito

Quando uma empresa especialista em mensagens e chatbots, outra especializada em transformação digital de negócios e mais uma especialista no mercado do entretenimento resolvem unir forças, uma coisa é certa: vem simplificação para o consumidor, com inovação. E se a facilidade está ligada a viver uma experiência, melhor ainda!

É assim que a Zenvia – empresa que promove conversas inteligentes e personalizadas por meio de uma Plataforma de Comunicação-, a 4all – venture building para soluções de transformação digital de negócios – e a Uhuu – uma das maiores multiplataformas de entretenimento do Brasil – criaram o primeiro chatbot via WhatsApp Business API que aceita pagamento por cartão de crédito, algo até então inédito na América Latina.

Com os sistemas da Zenvia e da Uhuu integrados, o chatbot é capaz de reconhecer se a pessoa já está cadastrada na Uhuu, apresentar o cartão para pagamento e fazer a transação de compra, se confirmada pelo cliente, em minutos. E tudo no chatbot via WhatsApp 

A tecnologia ​foi utilizada para ingressos limitados do Fuerza Bruta Look Up, em Porto Alegre- RS. O espetáculo, oferecido pela Uhuu, empresa do grupo 4all, é inspirado em festivais de rua e envolve a plateia com música, dança, acrobacias e interatividade em um ambiente de experimentação 360º.

Para ter acesso aos ingressos​,​ ​era preciso ficar de olho nas redes sociais da Uhuu. Lá ​foram postadas informações sobre a ação de venda promocional que permitir​ia a compra, com condições especiais e da forma mais natural possível, com o uso da tecnologia: interagindo com o chatbot desenvolvido exatamente para essa finalidade.

“O chatbot pelo WhatsApp oferece uma linguagem clara, sem barreiras para a interação, além de ser uma ótima ferramenta para pagamento e conversão. A sinergia com a Zenvia foi completa, o que nos possibilitou criar um ambiente que fosse, ao mesmo tempo, seguro – com validação por token – e fácil para o cliente interagir”, diz Felipe Keller, head de Transformação Digital da 4all.

“Essa ação reforça o posicionamento da Uhuu de oferecer o ingresso certo, na hora certa, para o cliente certo e no canal certo. Também se torna uma excelente forma de ativação de marcas, engajando os seus clientes através daquele show tão desejado e de uma experiência inesquecível.”, completa Rafael Lemos, CEO da Uhuu. E acrescenta: “E os clientes que interagir​am com o chatbot pelo WhatsApp t​ambém tiveram acesso ao copo exclusivo do espetáculo”.

Por trás do chatbot, a dinâmica é a seguinte: com os sistemas da Zenvia e da Uhuu integrados, o chatbot é capaz de reconhecer se a pessoa já está cadastrada na Uhuu, apresentar o cartão para pagamento e fazer a transação de compra, se confirmada pelo cliente, em minutos. E tudo no chatbot via WhatsApp. Só ​há direcionamento para a página de cadastro caso o cliente não seja cadastrado. Concluída a compra, os ingressos ​chegam pelo chatbot WhatsApp, em PDF.

“Estamos muito felizes que a Zenvia e a 4all sejam pioneiras em oferecer uma transação de compra e venda tão completa, com pagamento por cartão de crédito no chatbot via WhatsApp Business API. O WhatsApp já é o maior aplicativo do Brasil, com cerca de 120 milhões de usuários, e agora se torna uma ferramenta essencial para as empresas interagirem com seus clientes da forma mais ágil e inteligente possível. Os benefícios são muitos, incluindo taxa de abertura de 98%, aumento de engajamento e capilaridade”, pontua Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.

O projeto piloto é um canal para que as empresas fortaleçam a parceria, que deve trazer novidade até o final de abril.

A 4all existe para viabilizar e acelerar a transformação digital das empresas, permitindo que seus negócios tornem-se mais competitivos e inovadores, atraindo novos clientes, engajando os atuais e gerando mais resultados.

Serviço

www.4all.com/.

A Uhuu nasceu com o propósito de unir o entretenimento e a tecnologia para levar uma experiência completa aos consumidores. A companhia surgiu entre a colaboração da Opus Promoções e a 4all Tecnologia. A Uhuu é multiplataforma e atua no ambiente digital e físico, através de produtos como aplicativo, website, bilheteria, totem, POS, estacionamento, controle de acessos por aplicativo e catraca biométrica.

Serviço:

Uhuu.com.

A Zenvia acredita que a inteligência aliada à tecnologia tem o poder de tornar o mundo um lugar mais simples. Por meio de uma plataforma de comunicação multicanal, a empresa promove conversas inteligentes e personalizadas que transformam a experiência entre consumidores e empresas. Fundada em 2003, a Zenvia é atua em mensagens e chatbots no Brasil.

Serviço:

www.zenvia.com/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.