book_icon

Veja as principais tendências tecnológicas para alcançar vantagem competitiva

É fundamental para empresas que desejam inovar, estar atualizada continuamente sobre as crescentes demandas e expectativas dos consumidores
Veja as principais tendências tecnológicas para alcançar vantagem competitiva

Com o mundo digital cada vez mais presente em nossas vidas, vemos que a relação entre humanos e a tecnologia está mais integrada e inteligente. Assim, é fundamental para empresas que desejam inovar, estar atualizada continuamente sobre as crescentes demandas e expectativas dos consumidores. Na realidade, podemos dizer que as empresas que não acompanham esse desenvolvimento tecnológico correm o perigo de acabar ficando de fora do mercado.

Uma empresa inteligente precisa estar atualizada com as novidades que marcarão a experiência do usuário durante 2019 e também avaliar como elas podem ser implementadas em seus negócios. A Zebra Technologies busca ajudar companhias inovadoras e apresenta três tendências de mercado para que elas fiquem atentas e alcancem suas vantagens competitivas para este ano.

As pioneiras na adoção de soluções de IoT serão as primeiras empresas “inteligentes”
De acordo com o Índice de Inteligência Empresarial anual da Zebra, o número de empresas definidas como “inteligentes” dobrou para 10% em 2018, o que mostra que as empresas encontraram valor nas estratégias de IoT, otimizando e tornando mais eficientes suas operações consideradas críticas.

A adoção da IA e das ferramentas de automação está crescendo em todo o mundo, sendo integradas em aplicativos novos ou existentes para transformar fluxos de trabalho, interações e tomada de decisões 

Recentemente há uma evolução para fluxos de trabalho mais conectados e colaborativos, com sistemas físicos e digitais que interagem por meio de múltiplos canais. Com os desenvolvimentos tecnológicos, como Realidade Virtual – RV e Realidade Aumentada – RA, a tomada de decisão das pessoas dependerão cada vez mais das experiências de imersão oferecidas pelos dispositivos que possuem contato. Outras tecnologias em desenvolvimento, como sensores conectados, gêmeos digitais, 5G e blockchain permitirão que as empresas capturem e analisem dados exatos em tempo real a partir da linha de base dos trabalhadores, fornecendo um componente de inteligência e eficácia para responder às necessidades dos negócios.

No âmbito operacional, colaboradores devem tomar decisões corretas rapidamente ao interagir com clientes e usuários, tornando-se importante capturar dados para aumentar a visibilidade e a análise de processos e, assim, adquirir insights que auxiliam nos planos de ação. Por exemplo, os varejistas estão apostando no empoderamento de seus funcionários com tablets e computadores móveis que podem aumentar os indicadores de serviço e gerar uma experiência diferenciada para seus clientes. Esses aparelhos podem ajudar a localizar rapidamente o produto certo, verificar a disponibilidade de inventário e melhorar o serviço de compra on-line e na loja. No setor de transporte e logística, as soluções de RA e RV podem ser usadas para visualizar imagens do processo de picking e medir itens sem a necessidade de interação ou contato físico. Da mesma forma, a digitalização desempenhará um papel ainda mais importante em outras indústrias, como saúde e manufatura.

A automação impulsionada pela Inteligência Artificial – IA conectará o mundo físico e digital de forma colaborativa

A IA está se espalhando virtualmente enquanto cria sistemas cada vez mais flexíveis e autônomos. As empresas procuram aprimorar suas capacidades de inteligência artificial para adquirir valor agregado em um ambiente rico em dados e informações.
A automação se desenvolveu rapidamente por meio de diferentes setores com tecnologias disruptivas, como drones, robótica, máquinas e veículos autônomos. Da mesma forma, o gerenciamento de dados ajuda às empresas a automatizar suas decisões em tempo real. Essa combinação empodera os funcionários, aumentando a produtividade com informações que permitem tomada de decisão no momento adequado, podendo significar para as organizações a oportunidade de oferecer uma experiência sem precedentes aos clientes.

A adoção da IA e das ferramentas de automação está crescendo em todo o mundo, sendo integradas em aplicativos novos ou existentes para transformar fluxos de trabalho, interações e tomada de decisões. São uma extensão natural das soluções atuais e criam ecossistemas dinâmicos focados na otimização da produtividade dos trabalhadores, bem como em ambientes mais eficientes e seguros.

Pequenos lotes de dados – soluções de gerenciamento integrais com análises aprimoradas para oferecer insights em tempo real

Na medida em que o mundo se torna mais complexo e impulsionado pelos dados, as organizações precisam encontrar a melhor maneira de navegar nesse mar de informações e automatizar suas análises, sem haver aumento em seus gastos com capital humano. As companhias de sucesso de hoje e de amanhã serão baseadas em elementos e insights gerados em tempo real para gerenciar seus negócios de maneira eficiente, a fim de capturar suas vantagens competitivas.

Durante anos, as empresas se esforçaram para obter tais insights a partir do conhecido “Big Data”, que consiste em altos volumes de dados que coletam e armazenam diariamente. Em 2019, a prioridade será de lotes de dados reduzidos que podem ser obtidos individualmente nos diferentes fluxos de trabalho. Eles fornecerão materiais sobre casos específicos e pontuais, ajudando na resolução de problemas rapidamente e alcançando os resultados propostos.

Em termos de captura de dados, a varredura de códigos de barras 2D continuará a ganhar aceitação no mercado global como o método preferido de rastreabilidade e/ou rastreamento. A transição de imagens 1D para 2D cobre mais de 70% das vendas totais de scanners de mão. Além disso, a tecnologia Rfid continuará sua expansão além do controle de estoque na cadeia de suprimentos. Durante o ano, também está previsto o uso de mais de 10 bilhões de etiquetas Rfid nos setores de varejo, manufatura e transporte.
Assim, as empresas demandarão soluções de dados integradas que capturem informações de maneira mais avançada, com análises e diretrizes geradas em tempo real para gerar insights que direcionem para tomar decisões correta.

 

2D

5G

Blockchain

gêmeos digitais

IA

Inteligência Artificial

IoT

RA

Realidade aumentada

Realidade Virtual

RFID

RV

sensores conectados

Zebra Technologies

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento