book_icon

ART IT desenvolve simulador a gás natural em parceria com Promon Engenharia

Trata-se de um simulador online que calcula o potencial de economia obtida a partir da implantação de um sistema de cogeração a gás natural para vários tipos de empreendimento – hotéis, edifícios corporativos, aeroportos, shoppings centers, indústrias, entre outros
ART IT desenvolve simulador a gás natural em parceria com Promon Engenharia

A ART IT, empresa de soluções e serviços de TI baseada em Campinas, foi responsável, junto com a Promon Engenharia, empresa brasileira com relevante atuação no mercado de engenharia, pelo desenvolvimento de um novo serviço para a Associação da Indústria de Cogeração de Energia – Cogen. Trata-se de um simulador online que calcula o potencial de economia obtida, a partir da implementação de um sistema de cogeração a gás natural para vários tipos de empreendimento – hotéis, edifícios corporativos, aeroportos, shoppings centers, indústrias, entre outros. O simulador pode ser encontrado no site da Cogen.

A cogeração permite gerar simultaneamente energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte. O objetivo da Cogen com o simulador é mostrar como um sistema de cogeração a gás natural pode ser uma solução com benefícios em eficiência energética e economia de custos.

Também desenvolvemos o portal para que as pessoas pudessem deixar seus contatos para receber os resultados do questionário e informações a mais de seu interesse 

A Promon Engenharia, por meio da sua consultoria, fez a estimativa de potencial de cogeração nos setores terciário e industrial em âmbito nacional e uma análise técnica completa para os cenários de cogeração, com o levantamento do potencial ganho de uma cogeração, gerando os questionários que direcionam a visualização dos ganhos em gráficos e percentuais. Com base nesse conteúdo, a ART IT desenvolveu todo o simulador web a partir dos cálculos que geram os resultados de economia, em uma interface fácil e objetiva para os usuários.

A plataforma, disponível para pessoa física ou jurídica, requer um conhecimento das informações sobre o consumo de energia elétrica e térmica do empreendimento. Logo no início do questionário, é levado em conta o tipo de negócio que quer avaliar a cogeração, e as perguntas seguintes são adaptadas a partir disso. Entre elas, estão questões sobre o tamanho e localização do empreendimento, a concessionária de energia elétrica, demanda de energia contratada, potência de ar condicionado e se a empresa compra energia elétrica do mercado livre.

É a partir do sistema desenvolvido pela ART IT que as empresas da associação conseguem analisar as simulações efetuadas e extrair dados importantes para a cogeração de energia. Ao final do questionário, que leva poucos minutos para ser preenchido, o simulador pede as informações de contato para enviar uma mensagem com o link para o resultado. Esses contatos estão entre as informações que podem ser usadas pelos associados que apoiaram o estudo para prospecção de oportunidades de negócio e pela Cogen para apoio e utilização em sua missão de promover essa tecnologia no âmbito regulatório estadual e nacional.

“Nosso objetivo era apresentar o simulador de uma forma simples e user-friendly, proporcionando uma experiência prática e veloz para os interessados em conhecer sobre os benefícios da cogeração a gás natural”, disse Romulo de Paula, Diretor Comercial da ART IT. “Também desenvolvemos o portal para que as pessoas pudessem deixar seus contatos para receber os resultados do questionário e informações a mais de seu interesse.”

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento