book_icon

Grupo Fleury automatiza processos fiscais e tributários com a Engineering

Ao todo, 754 obrigações acessórias por ano e 70 mil notas fiscais eletrônicas por mês serão gerenciadas pela solução fiscal DP-Fisc, que é integrada ao ERP da SAP
Grupo Fleury automatiza processos fiscais e tributários com a Engineering

O Fleury acaba de dar um importante passo na jornada de automatização dos seus processos fiscais e tributários com a implementação da solução DP-Fisc, que é fornecida pela Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação especializada em Transformação Digital.

Com um projeto de oito meses, o grupo de medicina diagnóstica passará a apurar diretamente 754 obrigações acessórias anuais relativas as mais de 70 mil Notas Fiscais Eletrônicas emitidas mensalmente pelas 160 unidades espalhadas por 40 municípios onde opera. Com a apuração automatizada, o Fleury se tornará um case de sucesso na área de serviços.

A velocidade no atendimento das obrigatoriedades, como a Dirf – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte e a Demed – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde, por exemplo, terão suas entregas reduzidas de 30 para três dias. Com isso, os analistas fiscais terão mais economia de tempo em suas jornadas de trabalho e serão realocados para atividades mais estratégicas, analíticas e consultivas em apoio ao negócio.

Esse diferencial do DP-Fisc promove redução de riscos fiscais, maior sinergia entre processos, melhor gerenciamento das atividades, aumento da produtividade e um acompanhamento de ponta a ponta 

“Será um projeto desafiador por conta do volume, pois estamos em 40 municípios, cada um com sua legislação, o que envolve complexidade e muitos riscos. Além disso, paralelo à implementação do DP-Fisc e às nossas rotinas do dia a dia, ainda contamos com as integrações que estamos fazendo das aquisições que fazem parte do plano de expansão do Grupo, sem contar as novas unidades inauguradas, que entre 2017 e 2018 somam 53 laboratórios”, explica Gisele Schneider, gerente sênior de Controladoria e Tributos do Fleury.

Antes, o Grupo gerenciava seus processos fiscais em planilhas de Excel e entregava suas obrigações via BPO – Business Process Outsourcing. Agora, com uma ferramenta integrada nativamente ao seu sistema de gestão empresarial, o SAP ECC, o Fleury cumprirá as obrigações dentro de casa para reduzir retrabalhos, ganhar eficiência operacional e segurança, além de eliminar os riscos tributários, sem contar a agilidade no suporte à fiscalização.

Entre as 14 empresas avaliadas para o projeto, a Engineering foi escolhida porque sua ferramenta é totalmente nativa no SAP ECC, o que elimina a necessidade de duplicação da base de dados na entrega das obrigações fiscais, diferente de outras soluções do mercado que corrigem as inconsistências apenas na camada da ferramenta, e não diretamente no banco de dados do ERP, gerando duplicidade de informações e, consequentemente, retrabalhos.

“Esse diferencial do DP-Fisc promove redução de riscos fiscais, maior sinergia entre processos, melhor gerenciamento das atividades, aumento da produtividade e um acompanhamento de ponta a ponta, sem contar a modernização dos processos com os avanços tecnológicos dos procedimentos tributários, que promovem uma melhoria contínua das rotinas”, comenta Cesar Kazakevicius, diretor técnico da Divisão Fiscal da Engineering.

O projeto, de oito meses, compreende cinco fases de implementação baseadas em metodologia ágil e tem por objetivo periodizar as entregas das obrigações fiscais principais e acessórias, priorizando processos mais estratégicos e críticos. As entregas foram divididas considerando o prazo legal de apresentação das obrigações, tais como Dirf, e EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída, Demed, ECD -Escrituração Contábil, ECF – Escrituração Contábil Fiscal, Siscoserv – Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio e EFD-Contribuições, que compreende 40 municípios.

A Engineering é uma companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital.

A partir do Digital Transformation, do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing, a Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital.
Com matriz na Itália, a multinacional conta com mais de 35 anos de experiência no mercado de TI, sendo reconhecida como um dos maiores grupos da Europa.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.