O prognóstico que faço para 2019 em relação à indústria de comunicações unificadas é a de que seu foco mudará para além das inovações que visam o “local de trabalho do futuro” e se moverá em direção à criação de soluções para a “experiência humana de próxima geração”. O que eu quero dizer com isso? À medida que os Millennials e os funcionários da Geração Y se tornam líderes seniores nos negócios, eles levam a sua abordagem flexível para trabalhar na criação de empresas que adotem um foco de trabalho mais inteligente: não é onde você trabalha, mas como você impulsiona a produtividade, inovação e conexão com as ferramentas certas.
Diversas organizações têm percebido que o trabalho e as conexões humanas estão acontecendo em todos os lugares, e precisamos criar experiências fáceis e contínuas que tornem essas conexões mais fortes. E embora, sim, isso inclua equipar ótimas salas de conferência em um espaço de trabalho, essa questão vai muito além.
Trata-se de uma transformação que virá da intersecção da nova geração de trabalhadores e das novas tecnologias que diferenciam a vida cotidiana das pessoas. Tem sido bem relatado que muitos funcionários estão buscando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Estudos mostram que isso não significa necessariamente trabalhar menos, mas trabalhar de forma diferente e mais flexível. Esses funcionários ainda fazem 40 horas por semana, mas não querem ficar em um local estático durante todo o tempo.
Empresas inteligentes colocam o pensamento e o esforço em tornar seus espaços de trabalho o lugar onde as pessoas são produtivas e podem se desenvolver, mas estando conectadas o tempo todo – no trabalho, em casa e em movimento. Não apenas as pessoas estão conectadas, mas o mundo conectado ao redor delas está mudando rapidamente. Carros autônomos estarão nas nossas estradas este ano e poderão ser a regra muito em breve, adicionando um tempo potencialmente produtivo ao dia de todos. Imagine quando toda a energia e o foco que colocamos em nossos deslocamentos puder ser canalizado para colaborar e realizar nosso trabalho.
A mudança que estou prevendo é sobre centrar toda a comunicação e colaboração em torno da experiência humana, não apenas da sala ou do espaço. Imagine uma pessoa capaz de realizar ótimas chamadas de vídeo e áudio HD de maneira segura e privada onde quer que esteja, usando comandos de voz para iniciar e interromper qualquer conexão. Já estamos investindo em tecnologia de nuvem e inteligência artificial para criar experiências (não apenas tecnologia vestível ou wearables) para que cada pessoa possa se conectar e colaborar com sua voz.
Uma grande área em que a experiência humana contará com aprimoramentos em 2019 será a abertura de escritórios. Todos nós ouvimos as reclamações sobre o barulho e as distrações de trabalhar em um escritório aberto, sem divisórias ou paredes. Neste sentido, evoluímos as tecnologias antirruídos.Isto não significa que o escritório aberto deixará de existir, mas, neste ano, acredito que a experiência humana nesses locais de trabalho começará a melhorar com os avanços que nós, e outras empresas em nosso setor, estamos proporcionando. O ano de 2019 será o ponto de virada para todos aqueles que questionam os escritórios abertos!
Acredito que as conexões humanas são fundamentais não apenas para a produtividade, sobretudo são essenciais para nossa educação, saúde e serviços públicos. Conexões humanas são aquelas que constroem os elementos positivos da nossa sociedade.
A inovação centrada no ser humano pode mudar o mundo e as relações, o que está ganhando vida em 2019.
Por Joe Burton, presidente e CEO da Plantronics/Polycom
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