book_icon

Siemens PLM lança Camstar Electronics Suite para processos eletrônicos e mecânicos

Solução de software exclusiva integra os recursos de execução de manufatura da Siemens e Valor da Mentor Colaboração entre o software de gerenciamento de operações de manufatura - MOM
Siemens PLM lança Camstar Electronics Suite para processos eletrônicos e mecânicos

A Siemens PLM anunciou dia 19 de fevereir0, no Brasil o lançamento do software Camstar Electronics Suite, um sistema de execução de manufatura – MES inovador para processos eletrônicos. Com base na plataforma da empresa para fabricação de circuito integrado (CI), esta solução MES robusta, configurável e expansível permite aos fabricantes e montadores de caixas de placas de circuito impresso (PCB) atender aos requisitos de rastreabilidade, melhorar os níveis de eficiência e controlar as operações de manufatura, conectando-se diretamente via Internet das Coisas (IoT) a máquinas e linhas de produção.

Utilizando essa única fonte de dados, os feedbacks em circuito fechado da produção para o pessoal de projeto e engenharia podem resultar em melhorias nos níveis de qualidade e em tempos mais curtos de introdução de novos produtos – NPI e lançamento no mercado 

Expandindo a plataforma de inovação digital da Siemens, o Camstar Electronics Suite cria um verdadeiro segmento digital que capacita as empresas de produtos eletrônicos para a adoção de sua estratégia de digitalização alinhada ao padrão Indústria 4.0. Ao estabelecer a conexão entre a engenharia e a fábrica e permitir a rápida reação a modificações no projeto, os fabricantes podem reduzir o ciclo de vida dos produtos, atender às complexidades de produção e melhorar a qualidade em todo o processo.

“A Siemens deu um passo importante para ajudar os fabricantes de eletrônicos a melhorar o desempenho das operações com a solução Camstar e agora adicionando os recursos do software Valor Electronics Manufacturing Solutions da Mentor, eles podem atingir um novo nível de produtividade, rendimento e qualidade para a fabricação de PCB e montagem de caixa mecânica,” disse Greg Gorbach, vice-presidente de digitalização e IoT da ARC Advisory Group. “Com a tecnologia de aquisição de dados Valor da Mentor e integração com o Teamcenter para suporte ao segmento digital e gêmeo digital, o Camstar Electronics Suite permite que os clientes da indústria eletrônica se adaptem rapidamente às mudanças no projeto e acelerem a produção, conectando-se diretamente às máquinas e linhas de produção especializadas.”

A Siemens PLM Software continua ampliando sua plataforma de inovação digital e procurando novas maneiras de expandir e obter o gêmeo digital mais robusto. Essa recente colaboração entre o software de gerenciamento de operações de manufatura – MOM da Siemens e a tecnologia da Mentor resultou em uma solução exclusiva, que abrange o processo de manufatura de mecatrônica de ponta a ponta. O Camstar Electronics Suite ativa o fluxo contínuo de dados dos produtos e negócios entre o gerenciamento do ciclo de vida do produto – PLM, o planejamento de recursos empresariais – ERP e a execução da fábrica por meio de um segmento digital integrado que permite ciclos de mudança mais rápidos e simplificados. Utilizando essa única fonte de dados, os feedbacks em circuito fechado da produção para o pessoal de projeto e engenharia podem resultar em melhorias nos níveis de qualidade e em tempos mais curtos de introdução de novos produtos – NPI e lançamento no mercado.

O desenvolvimento da tecnologia da Siemens se beneficia do fato de que a empresa também possui fábricas operacionais avançadas que podem ser as primeiras a adotar as inovações da própria Siemens.

A solução cria um segmento digital que capacita as empresas de produtos eletrônicos para sua estratégia de digitalização alinhada ao padrão Indústria 4.0

“O Camstar Electronics Suite lança uma camada de valor que nunca poderíamos alcançar com nosso conjunto atual de ferramentas desconectadas, mesmo com integração personalizada. Além disso, a inclusão da aquisição de dados de IoT da solução Valor simplificou consideravelmente a implementação em nossas linhas de montagem”, afirma Daniel Scuzzarello, diretor de portifólio da Siemens PLM. “Já realizamos a primeira etapa de implementação, otimizando o fluxo de material com o recurso Valor Material Management. Agora, estamos iniciando a segunda etapa, que fornecerá uma solução completa para o gerenciamento de fabricação de produtos eletrônicos, abrangendo todas as áreas de processos, integrada aos sistemas de PLM e ERP”, acrescenta Scuzzarello.

De acordo com o executivo, a colaboração com a tecnologia Valor da Mentor e o lançamento do Camstar Electronics Suite reforça ainda mais o posicionamento da Siemens no mercado de eletrônicos e fortalece a liderança de lançadores de tendências do setor. “Nesta era em que a customização em massa e o curto tempo para disponibilizar o produto no mercado determinam o sucesso das empresas de produtos eletrônicos, os processos de manufatura devem ser flexíveis e inteligentes o suficiente para responder às mudanças rápidas nos requisitos do produto, otimizando a eficiência da produção e melhorando a qualidade geral do produto. Este é exatamente o tipo de inovação que o novo Camstar Electronics Suite oferece ao mercado”, conclui.

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da divisão Digital Factory da Siemens, é uma dos principais fornecedoras mundiais de soluções em software que promovem a transformação digital da indústria, criando novas oportunidades para que os fabricantes realizem inovações.

Serviço
www.siemens.com/mom/camstar-electronics-suite
www.siemens.com/plm

 

 

ARC Advisory Group.

Daniel Scuzzarello

Greg Gorbach

indústria 4.0

MOM

Siemens PLM

Software Camstar Electronics Suite

Valor da Mentor Colaboração

Valor Electronics Manufacturing Solutions da Mentor

Valor Material Management

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.