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​Fujitsu cria programa de mentoria para engajar colaboradores

​O programa tem como objetivo incentivar a troca de aprendizado e estimular a liderança de forma construtiva
​Fujitsu cria programa de mentoria para engajar colaboradores

A Fujitsu, japonesa líder em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), anuncia a primeira edição do programa de mentoria da companhia. O projeto, que começou em Dezembro de 2018, tem como objetivo incentivar a troca de aprendizado e estimular a liderança de forma construtiva, ao mesmo tempo em que os colaboradores são encorajados a enxergar novas formas de trabalhar e otimizar suas tarefas diárias.

​​A prioridade dada à educação e às competências do trabalhador por parte das empresas se destaca: de acordo com um estudo recente da Deloitte, a manutenção de iniciativas de treinamento e formação para os funcionários aparece na terceira posição (49%) das intenções de investimentos em 2019 dos executivos.

a empresa acompanha, a cada três meses, a evolução e desenvolvimento dos profissionais para mensurar a eficácia do programa e detectar pontos que podem ser otimizados

Segundo Aline Gobbi, head de Recursos Humanos da Fujitsu Latam, é evidente a importância de qualificar os profissionais para que eles se desenvolvam internamente e cresçam junto com a empresa: “As pessoas fazem a diferença e desenvolver os talentos dentro da organização é fundamental para alcançar o sucesso. Notamos que investir em projetos como o de mentoria na Fujitsu poderia trazer, além da qualificação dos nossos colaboradores, insights poderosos para otimizar a produtividade. Os mentores serão os nossos diretores, que se disponibilizaram para compartilhar seus conhecimentos e auxiliar seus mentorados em cada etapa”, explica.

​​Complementar ao ​​investimento em programas que focam no desenvolvimento pessoal e profissional, Aline reforça a importância de dar voz a esses colaboradores: “No início do programa, questionamos os profissionais para entender as suas principais dificuldades e quais pontos gostariam de desenvolver nas suas atividades diárias, definindo assim, qual seria a pessoa mais adequada para ser o seu mentor”, finaliza.

Além das reuniões com os mentores, a empresa acompanha, a cada três meses, a evolução e desenvolvimento dos profissionais para mensurar a eficácia do programa e detectar pontos que podem ser otimizados na qualificação de colaboradores.

O programa na prática
​​O programa de mentoria, em vigor inicialmente para gerentes na Fujitsu, teve quase 100% de adesão e, em menos de 6 meses do programa, já existem resultados que comprovam a sua eficácia. É o caso do Rodrigo Petriche, Analista Desenvolvedor Sênior da Fujitsu, que, há oito anos na empresa, resolveu participar do programa e escolheu, como mentora, uma profissional de área diferente. Para Rodrigo, programas como esse permitem uma visão diferente de outras áreas da empresa (a partir do ponto de vista do mentor) e, como consequência, uma ampliação de horizontes e habilidades: “Programas como esses são oportunidades para o meu crescimento profissional e pessoal, ao mesmo tempo que conseguimos reforçar para a empresa que vale a pena investir nos colaboradores. O programa ainda está no início, mas, conversando com colegas, foi perceptível o interesse dos envolvidos em aproveitar a oportunidade”, completa.

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