book_icon

Tendências tecnológicas exigem postura estratégica e CIOs se tornam agentes de inovação

Pesquisa global realizada pela Logicalis com mais de 800 profissionais, em 24 países, apontou que líderes de TI têm deixado de ocupar espaços técnicos e assumindo a liderança na transformação digital
Tendências tecnológicas exigem postura estratégica e CIOs se tornam agentes de inovação

Os CIOs – Chief Information Officer, estão se dedicando cada vez mais a buscar soluções e ferramentas inovadoras que auxiliem o crescimento do negócio e a melhoria dos resultados, se descolando, assim, da função tradicional de “manter a TI rodando”. Esta foi uma das conclusões da CIO Survey 2018-2019, pesquisa realizada pela Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.

A sexta edição do estudo ouviu 841 CIOs em 24 países, e mostra uma mudança significativa no perfil de trabalho desses executivos, que têm papel cada vez mais estratégico nas empresas, destinando as questões técnicas do dia a dia para terceiros. Segundo o estudo, a busca pela inovação ganha um papel importante nas empresas e, com ela, surge um novo perfil profissional. Assim, a opção por serviços de gerenciamento do ambiente de TI eficientes que tragam agilidade torna-se essencial para que os CIOs dediquem-se a assuntos estratégicos. Entre os participantes, 94% utilizam atualmente de 10% a 50% do seu tempo para desenvolver atividades inovadoras e estratégicas, e 38% deles destinam pelo menos um terço do seu tempo para isso. Por outro lado, cada vez mais as atividades operacionais da TI ficam a cargo de fornecedores externos – hoje, cerca de 22% dos processos já sendo administrados por terceiros.

Os projetos de grande escala, que antes eram dominantes, hoje são maioria em 23% das organizações, enquanto os experimentos diários ganharam mais espaço, respondendo por 34% das ações conduzidas por eles 

Esta mudança de perfil é reforçada pela maneira como esses profissionais vêm sendo avaliados. Cerca de 50% dos respondentes têm como meta fornecer inovação em serviços e mais de um terço, 35%, deve contribuir diretamente para o crescimento da receita das empresas. Com isso, os CIOs deixam de ocupar espaços técnicos para assumirem o centro das ações – com 83% deles liderando – 32% ou possibilitando – 51% inovações.

A adoção de abordagens ágeis no ambiente da TI corporativa também parece estar tornando-se realidade. Os projetos de grande escala, que antes eram dominantes, hoje são maioria em 23% das organizações, enquanto os experimentos diários ganharam mais espaço, respondendo por 34% das ações conduzidas por eles.

A Logicalis é uma empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação com operações nos cinco continentes, e faturamento anual da ordem de US$ 1,5 bilhão. Na América Latina, conta com uma equipe de 2500 profissionais altamente capacitados, distribuídos por suas operações em onze países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Com a missão de ser um agente transformador da sociedade, a Logicalis acredita na aplicação de tecnologias inovadoras para suportar seus mais de mil clientes no caminho da digitalização de seus negócios, sempre com soluções desenhadas sob medida para cada necessidade.

Serviço:

www.la.logicalis.com

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.