book_icon

Solução de startup brasileira é destaque em evento da Microsoft

Grupo FCamara apresentará novidade no EBC - encontro que abordará últimas tendências da área da educação - que acontece de 18 a 22 de fevereiro, na sede da Microsoft em Redmond - EUA
Solução de startup brasileira é destaque em evento da Microsoft

No próximo dia 20 de fevereiro a FCamara – empresa que transforma desafios de TI em soluções digitais inovadoras – por meio da sua startup FC Nuvem – startup de tecnologia do Grupo que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes – marcará presença no encontro internacional exclusivo para instituições de ensino criado pela Microsoft para apresentar ao mercado uma nova solução da companhia, o Fidelizaluno – ferramenta capaz de ajudar as instituições de ensino a evitarem a evasão de alunos, colaborando também para a criação de um plano de ação preventivo.

O Fidelizaluno é um sistema capaz de integrar todas as técnicas de uma instituição de ensino e propor uma solução personalizada por aluno, evitando assim evasão e desistência durante o período de estudo. A solução analisa o comportamento dos alunos por meio de um algoritmo, que funciona como “professores” na solução, analisando-os e verificando os motivos que os levam a desistirem dos estudos. Ao ser identificado, o sistema emite um alerta automático referente ao aluno para a área responsável, que poderá tomar medidas preventivas.

“Toda instituição de ensino enfrenta a temida taxa de evasão. Acreditamos que o pedagógico aliado à tecnologia pode turbinar as ferramentas antievasão, obtendo resultados mais assertivos. O objetivo do nosso novo produto é evitar a saída de alunos através de atividades práticas.”, comenta Leandro Lousada, Lead de Educação da FC Nuvem.

Segundo dados do Inep, no segundo ano de curso há uma taxa de 30% de desistência, podendo chegar a 70% na modalidade EaD. Essas desistências podem acontecer por inúmeros motivos e de diversas formas, como: troca de campus, turno ou modalidade, abandono do curso, entre outros. Todos demonstram algum tipo de insatisfação que se previsto anteriormente poderiam ser evitadas.​

Como funciona
Sincronização de todas as ferramentas utilizadas pelas instituições de ensino:​ O Fidelizaluno conecta dados oriundos de CRMs, LMSs, sistemas de gestão acadêmica, pedagógicos e financeiros – levantando atributos como: inadimplência, faltas, notas baixas, troca de campus ou modalidade, emoções em sala de aula e falta de acesso ao EaD, por exemplo.

Inteligência Artificial:​ Através do Machine Learning, o sistema traça perfis de que tipos de alunos daquela instituição evadem. Deste modo, a ferramenta torna-se preditiva e emite alertas de quais alunos estão com alto nível de possível desistência.

Insights com ações anti evasão: De acordo com a característica principal que está fazendo o aluno evadir, o Fidelizaluno busca qual solução a instituição de ensino possui para reverter essa evasão, emitindo um alerta para a área responsável.

Segurança: Com o reconhecimento facial, a instituição de ensino reforça a segurança através de suas câmeras e o sistema sinalizará possíveis ações suspeitas, emitindo alertas aos usuários.Outra funcionalidade, é a possibilidade de identificar crianças desaparecidas e informar imediatamente os órgãos responsáveis. O Fidelizaluno acompanha o aluno desde a captação, passando pelo aprendizado, até sua formação.​ ​

Sobre o evento
O EBC foi criado pela Microsoft para receber encontros e eventos com executivos de empresas brasileiras que desejam apresentar as últimas tendências, e nessa próxima edição o tema será sobre as atualidades da área de educação.
Data: 18 a 22 de fevereiro
Local: Sede da Microsoft em Redmond – EUA

O Grupo FCamara (www.fcamara.com.br) é composto por uma consultoria de TI, uma Venture Builder e mais 3 startups, todas 100% brasileiras, qualificadas em aplicar transformação digital para inovar através da criação de plataformas e aplicativos de negócios. Com positivo histórico de atuação nos segmentos de e-Commerce & Varejo, Saúde, Área Portuária & Logística. A Venture Builder do Grupo FCamara, a Orange Founders, já fundou ou incorporou 7 startups, com alto índice de sucesso nestas iniciativas. O Grupo FCamara já atendeu 7 dos 10 maiores e-commerces do Brasil. Com um Culture Code inovador e Programas de Formação que preparam grandes profissionais para o mercado, a empresa já formou mais de 5 mil colaboradores de alta performance em seus poucos 10 anos de atuação.

A FC Nuvem é uma startup de tecnologia do Grupo FCamara que apoia a transformação digital de empresas e instituições de ensino através da comercialização, habilitação e gerenciamento de recursos de nuvem, focando na redução de custos através de pacotes de serviços e consultoria especializada.

Serviço
www.fcamara.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.