book_icon

Paraíba inicia hoje com debates e cursos o Abrint na Estrada

Com um crescimento de 33% no acesso à internet via provedores regionais, o Estado
Paraíba inicia hoje com debates e cursos o Abrint na Estrada

• De 13 a 15 de fevereiro, a cidade de Campina Grande, Paraíba, receberá o evento “Abrint na Estrada”, que tem o intuito de levar a tecnologia mais perto do pequeno provedor de internet, além de promover debates e cursos de capacitação;
• Segundo a Anatel, em 2018, houve um aumento de mais de 30% no total de acessos realizados em banda larga fixa por provedores de internet no Nordeste;
• O acesso à internet por meio da fibra óptica no Nordeste cresceu 77% em 2018

O Estado da Paraíba é considerado um dos exemplos expressivos do aumento do acesso à internet via provedores regionais na região Nordeste do Brasil. Segundo a Anatel – Agência nacional de Telecomunicações, a Paraíba apresentou um crescimento de 33% no acesso à internet em banda larga fixa, em 2018, passando de 79.859 pontos de acesso, em janeiro de 2018, para 106.209, em dezembro de 2018. De 13 e 15 de fevereiro, a cidade de Campina Grande, Paraíba, receberá o evento itinerante “Abrint na Estrada”, um encontro promovido pela Abrint – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, com o intuito de levar a tecnologia mais perto do pequeno provedor, além de promover debates e cursos de capacitação.

O evento contará com palestras relacionadas ao setor de Telecom e um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede. O encontro é destinado a todos os provedores regionais associados da Abrint e não associados. Para participar, basta levar 1Kg de alimento não perecível. A inscrição pode ser feita neste link. Toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local.

Acesso à internet via fibra óptica cresce 77% no Nordeste
Segundo a Anatel, em 2018, houve um aumento de mais de 30% no total de acessos realizados por provedores de internet no Nordeste, região que contempla os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia: 1.061.278 pontos de acessos, em janeiro de 2018, para 1.388.571, em dezembro do mesmo ano.

O acesso à internet por meio da fibra óptica no Nordeste também teve um aumento expressivo. Em 2018, houve um crescimento de 77% no uso dessa tecnologia. Esse número foi ainda maior na Paraíba, atingindo 93%, saltando de 21.708 pontos de acesso à internet, em janeiro, para 41.937, em dezembro.

Programação – Abrint na Estrada Nordeste
No primeiro dia do evento, 13 de fevereiro, Basílio Perez, diretor da Abrint, apresentará a palestra “A importância da regularização para o crescimento do setor”. Em seguida, Ronaldo Couto, Primori e Rogério Couto, da RL2M, falarão sobre “Eficiência Operacional para Provador Ftth”.

Mais tarde, Basílio Perez e Márcio dos Santos, consultor da Futurion, apresentarão a palestra sobre “As diferenças entre Serviço de Comunicação de Multimídia – SCM  e Serviço de Valor Adicionado – SVA”. Temas como a regularização da rede, estratégias de crescimento do provedor, regras de uso de equipamentos homologados e eficiência operacional para provedores Fiber To The Home – Ftth  também serão abordados no dia.

Na quinta-feira, 14, as palestras serão focadas na atuação da Abrint para a viabilização de alternativas de financiamento para provedores; gestão de negócios; segurança da rede e como se proteger a ataques; as exigências para se ter um CDN – Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo em português, e a experiência do usuário como estratégia de diferenciação da concorrência.

O último dia do evento, 15 de fevereiro, será destinado a um minicurso do NIC.br sobre o IPv6, versão mais atual do protocolo de internet, que substitui o IPv4 e outro sobre como proteger a infraestrutura de roteamento BGP e os seus equipamentos, ambas ministradas por Antonio Moreiras, gerente de desenvolvimento e projetos do NIC.br.

“Pela primeira vez, estamos realizando o evento na Paraíba. Esperamos receber um grande número de participantes, tendo em vista o aumento de provedores regionais na região. Trazer temas do mercado mais para perto dos profissionais da área e fomentar essas discussões são os nossos objetivos com o Abrint na Estrada Nordeste”, afirma Perez.

Agenda
“Abrint na Estrada Nordeste” – Paraíba
Datas: 13, 14 e 15 de fevereiro de 2019
Horário: a partir de 8h – Horário local
Local: Garden Hotel – Rua Eng. José Bezerra, 400 – Mirante – Rua Engenheiro José Bezerra, Mirante , Campina Grande – Paraíba
Inscrições: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-nordeste/

Levar 1 kg de alimento não perecível no dia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.