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Carajás aposta em solução da Seal Sistemas para se tornar líder

Para ajudar o cliente em seu objetivo de ser referência no mercado da região Nordeste, a fornecedora respondeu por todo projeto de implementação de infraestrutura de rede
Carajás aposta em solução da Seal Sistemas para se tornar líder

Ser a referência e líder do Nordeste no mercado e comercialização de materiais de construção e home center até 2020. Esse é o grande objetivo da Carajás, rede alagoana que conta com nove lojas no Nordeste brasileiro e que recebeu o prêmio de destaque de 2018 da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção. E, para conseguir alcançar esse feito, a empresa conta com a ajuda da Seal Sistemas para modernizar a infraestrutura de rede e a tecnologia implementada nas unidades de negócio. “Sem dúvida, a tecnologia é um grande aliado para que consigamos atingir nossa missão. E para isso, contamos muito com a expertise da Seal como fornecedor de solução wireless e sua equipe comprometida”, conta Lauro Gonçalves, gerente de planejamento e suprimentos da Carajás.

A aliança da Seal Sistemas com a Carajás começou no início deste ano com a inauguração da ‘loja modelo’ em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Nela, a Seal cuidou de todo o processo de infraestrutura de rede. “Essa loja faz parte de um modelo de padronização em que a Carajás está buscando uma excelência nesse mundo de rede. Utiliza-se toda a solução de infraestrutura, tanto cabeada quanto wireless”, afirma Ruy Castro, diretor da Unidade de Negócios. “Depois de inaugurar essa loja em Natal e a outra em Fortaleza, que abriu em janeiro de 2019, queremos modernizar as unidades que temos nos outros estados para que todas sigam essa referência de tecnologia”, diz Lauro.

Enquanto a parte de cabeamento e switches é o cérebro das informações, a parte do wireless se comunica com os coletores que conferem o estoque, acompanham a movimentação da mercadoria, inventário e verificação de preço

Para Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas, a parceria entre as duas empresas faz parte de um amadurecimento do mercado para adoção de ambientes Wlan. “Definitivamente, o uso de tecnologia como ferramenta de competitividade nos negócios é um caminho sem volta. As pessoas precisam estar conectadas o tempo todo”, afirma Bernardes. O executivo ressalta que a comunicação em tempo real tem “potencializado a produtividade nas empresas e proporcionado uma experiência de compras diferenciada para o cliente final”.

A comunicação e o armazenamento das informações geradas nos diferentes pontos da loja são possíveis justamente por causa dessa solução de rede. “De forma simples, passamos cabos por toda a loja para criar os pontos de rede: check-outs, caixas, estações de consulta de preço, escritório onde são emitidos pedidos e notas fiscais. Os dados recolhidos nesses locais vão para os switches que trafegam as informações para serem tratadas, analisadas e gerenciadas e graças a uma infra estrutura ágil e confiável proporciona condições para tomada de decisões estratégicas dos gerentes e diretores”, explica Castro. Além dessa rede cabeada, agrega-se também as informações colhidas pelos equipamentos que usam o wireless. “Enquanto a parte de cabeamento e switches é o cérebro das informações, a parte do wireless se comunica com os coletores que conferem o estoque, acompanham a movimentação da mercadoria, inventário e verificação de preço, por exemplo. E tudo isso se junta de forma que os gerentes tenham uma visão completa do que se passa em cada unidade”, complementa.

Outra necessidade que a Carajás apresentava era conseguir integrar a solução de infraestrutura de rede com o sistema de ERP usado por todas as lojas da rede. “Tínhamos um sistema híbrido, próprio da Carajás, e hoje estamos trabalhando com o Protheus, da Totvs. O grande desafio era a adequação do nosso ERP com os coletores, que também são fornecidos pela Seal, e outras tecnologias”, afirma Gonçalves.

A expertise da Seal também nesse mundo de infraestrutura de rede foi fator determinante para que ela fosse escolhida pela Carajás. “Os diferenciais são os parceiros e clientes que a Seal já tem, a qualidade dos equipamentos que fornece e a segurança na prestação do serviço”, relembra Lauro. Além disso, o acompanhamento da equipe da Seal durante todo o processo de implementação da solução foi fundamental. “A confiança que a gente tem, principalmente na interação entre as equipes Seal – Carajás, nos deixou mais seguros durante a implementação. A integração entre ambos, in loco, permitiu o treinamento dos nossos colaboradores, e essa disponibilidade por parte deles também nos influenciou nessa tomada de decisão”, completa.

A implementação desse tipo de solução traz benefícios de ponta a ponta: tanto para a Carajás e seus colaboradores quanto para os clientes finais. “O uso dessa tecnologia integrada ajudou no dia a dia dos funcionários porque deixou as atividades mais ágeis. Além da segurança na transmissão de dados”, conta o gerente da rede varejista alagoana. Já para os clientes, essa infraestrutura permite oferecer uma rede rápida e segura de Wi-Fi. “Dentro das lojas da Carajás, o consumidor vai ter acesso a internet de boa qualidade, o que reflete diretamente na satisfação dele e consequentemente nas vendas. Já é provado que um cliente permanece mais tempo dentro da loja se ela oferecer um bom Wi-Fi, já que os consumidores usam muito os dispositivos móveis.

Quanto maior a permanência, maior a possibilidade de compra. E, para todo varejista, é importante que o cliente se sinta à vontade dentro da loja”, explica o diretor da Seal Sistemas. “Além disso, com o acesso a um Wi-Fi, os clientes podem comparar os nossos preços com o mercado sem ter que sair de nossa loja física. Temos que usufruir da modernidade e praticidade que a tecnologia traz para melhorar, cada vez mais, a experiência do cliente”, reforça Lauro.

Depois de cuidar da implementação de toda essa infraestrutura de rede de ponta a ponta, a Seal Sistemas enxerga outras possibilidades para aumentar ainda mais o patamar tecnológico da Carajás e ajuda-los a se tornar a referência do mercado de home center e materiais de construção do nordeste brasileiro. O próximo passo é evoluir ainda mais na parte de softwares. Segundo Ruy, “para a próxima etapa estamos trabalhando em softwares que vão analisar o tráfego de dados, que permitem que eles possam saber mais sobre os comportamentos dos clientes que compartilham a rede e da própria equipe de vendas. Descobrir quais são as áreas mais quentes de vendas, como a força de vendas dele está distribuída dentro da loja. Com a infraestrutura já montada, essa segunda parte é muito mais simples”.

ambientes Wlan

Anamaco

Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção

Carajás

check-outs

ERP

estações de consulta de preço

Lauro Gonçalves

Protheus

Rio Grande do Norte

Ruy Castro

São Gonçalo do Amarante

Seal Sistemas

switches

Totvs

Wagner Bernardes

Wi-Fi

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