Tendências

Inteligência artificial é estratégia e não apenas tecnologia

IBM e a Fapesp fecham acordo para a criação de um centro de pesquisa de engenharia em inteligência artificial no Brasil   

“Inteligência artificial não se trata apenas de tecnologia, é estratégia”. A frase foi enfatizada pela gerente-geral da IBM América Latina, Ana Paula Assis, durante encontro com jornalistas e analistas no evento anual da multinacional, o IBM Think, que ocorre nesta semana em São Francisco (EUA). “Existe uma disputa no mundo pela liderança em IA”, destacou, acrescentando que a IBM baseou em quatro pilares — acelerar, escalar, integrar e capacitar — a expansão de IA e segue com o objetivo de preparar as empresas para ser cada vez mais digitais, cognitivas e conseguirem extrair valor dos dados que têm.

IBM Watson é a plataforma de inteligência artificial da companhia. A plataforma, que reúne diversas tecnologias, aprende a linguagem e as nuances das indústrias e profissionais, é fruto de cerca de décadas investindo em pesquisas. A executiva lembrou que a IBM é líder mundial em patentes, inclusive, no campo de IA.

A IBM diz que contabiliza 150 casos reais de empresas que anunciaram publicamente que o Watson está transformando seus negócios. Como exemplo, a multinacional destacou que os assistentes virtuais estão ajudando os principais bancos, como Bradesco, Banco Original, Banco do Brasil, Santander Rio, ICBC Argentina etc., e seguradoras da região a aprimorar a interação com clientes e funcionários.

A universidade selecionada irá conferir um aumento no valor investido pela IBM e Fapesp e será responsável pelas instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o centro

“Para avançarmos não podemos ficar solitários”, disse Assis, minutos antes de anunciar um acordo de investimentos de USD 10 milhões para os próximos de dois a dez anos entre a IBM e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a criação de um centro de pesquisa em engenharia em inteligência artificial no Brasil. As  pesquisas  serão  aplicadas  a  diferentes  segmentos  do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde, com o objetivo de fomentar avanços científicos significativos sobre o potencial da IA.

Pelo acordo, a IBM entrará com USD 5 milhões e a outra metade caberá à Fapesp. Além disto, será lançado nos próximos dias um edital para chamar universidade (ou um consórcio de universidades) para investimento de outros USD 10 milhões, mas não em dinheiro e sim em infraestrutura, mão de obra etc. O objetivo é chamar propostas para que grupos de pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa possam apresentar projetos e ideias para tornarem-se parceiros na formação do centro. A universidade selecionada irá conferir um aumento no valor investido pela IBM e Fapesp e será responsável pelas instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o centro, entre outros. As propostas selecionadas serão anunciadas até abril de 2019 com foco em diversas áreas, incluindo algoritmo de IA, aplicações industriais de IA e IA em português.

De acordo com ambas as entidades, esta será a maior parceria do Brasil entre uma empresa de TI e o setor acadêmico para a colaboração em IA e reunirá o conhecimento de cientistas, professores e estudantes para a realização de pesquisa e projetos conjuntos. O Centro de IA também será o primeiro da América Latina a fazer parte do IBM IA Horizons Network (IAHN), criado em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA a alguns dos maiores desafios globais, como assistência médica, processamento e reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e tecnologias relacionadas

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos