book_icon

Centro Empresarial de São Paulo investe em soluções óptica e Wi-Fi da Furukawa

No Cenesp circulam, diariamente, cerca de 12 mil pessoas, entre visitantes e funcionários das mais de 50 empresas instaladas no condomínio
Centro Empresarial de São Paulo investe em soluções óptica e Wi-Fi da Furukawa

O Centro Empresarial de São Paulo – Cenesp-  funciona como uma pequena cidade. Nele circulam, diariamente, cerca de 12 mil pessoas, entre visitantes e funcionários das mais de 50 empresas instaladas no condomínio – que abriga também shopping center, restaurantes, agências bancárias, um centro de eventos, posto de gasolina e oficina mecânica. Inaugurado em 1977, foi o primeiro complexo empresarial do país a adotar o conceito de edifício inteligente  – Intelligent Building.

No ano passado, o Cenesp modernizou sua infraestrutura de telecomunicações – que cobre seus sete prédios e dá suporte aos serviços do condomínio nessa área. E, para atender às novas necessidades do empreendimento, adotou uma combinação de duas soluções Furukawa voltadas ao mercado corporativo: Laserway – 100% óptica e Wi-Fi. “O objetivo principal do projeto foi o aumento da eficiência e da qualidade dos serviços”, afirma Renato Marquart, gerente da Austacem, empresa que instalou e administra a rede de telecomunicações do Cenesp – e que atua também como integradora parceira da Furukawa.

Além disso, a integração das redes melhorou o processo de gerência, uma vez que o sistema de gerenciamento é unificado, permitindo uma atuação mais rápida no caso da ocorrência de algum problema 

Ele conta que o projeto teve origem na necessidade de atualização do sistema de câmeras CFTV, utilizadas no monitoramento de todo o complexo empresarial. “Nossa avaliação indicou que a solução Laserway seria ideal para atender às demandas do Cenesp, atuais e futuras, uma vez que se baseia na tecnologia óptica Gpon”, explica Marquart. “Além disso, como a rede Wi-Fi também precisava ser atualizada, optamos pela solução wireless Furukawa, que hoje funciona integrada ao Laserway”, acrescenta.

Para Marquart, uma das principais vantagens da solução Laserway Wireless está nas controladoras, que oferecem flexibilidade para a criação de várias redes Wi-Fi compartilhando o mesmo access point – antena e, ainda, para a implantação de novas funcionalidades. Atualmente, estão instaladas no Centro Empresarial de São Paulo duas controladoras Wi-Fi e cerca de 170 access points, que cobrem uma área de 36 mil metros quadrados e permitem o acesso simultâneo de até 10 mil usuários.

Essa rede wireless está conectada à solução Laserway, que também dá suporte ao sistema CFTV – hoje com 380 câmeras conectadas – e aos serviços de internet fornecidos a algumas empresas instaladas no Cenesp. “Com a nova rede Wi-Fi, tivemos melhorias significativas em termos de abrangência e de funcionalidades implementadas. Já o Laserway permitiu instalar câmeras de monitoramento de alta resolução, que oferecem imagens mais nítidas e de qualidade melhor”, ressalta Marquart. “Além disso, a integração das redes melhorou o processo de gerência, uma vez que o sistema de gerenciamento é unificado, permitindo uma atuação mais rápida no caso da ocorrência de algum problema”, conclui.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Serviço
www.furukawalatam.com

 

 

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.