book_icon

GeneXus sustenta a transformação digital do Canal do Panamá

Ferramenta low-code da desenvolvedora global de soluções de desenvolvimento de software é escolhida para apoiar a primeira ampliação do canal desde sua abertura, em 1914
GeneXus sustenta a transformação digital do Canal do Panamá

transformação digitalA GeneXus, desenvolvedora global de soluções de desenvolvimento de software, sustentou o projeto de transformação digital do Canal do Panamá, rota de navegação interoceânica que conecta o Mar do Caribe e o Oceano Pacífico, permitindo a redução de distâncias e impulsionando o intercâmbio comercial e econômico entre os países.

O projeto digital faz parte da primeira ampliação do Canal desde sua abertura, em 15 de agosto de 1914, e tem como objetivo permitir o deslocamento do transporte marítimo em grande escala. A obra conta com um investimento de 5,6 milhões de dólares e incluiu a criação de uma terceira faixa, que mudou a geografia e, com ela, o mapa do mundo. Para apoiar tecnologicamente essa expansão, a ferramenta escolhida foi a GeneXus, que, por ser escrita em low-code, permite reduzir o tempo de programação pela metade em comparação às linguagens tradicionais.

Existem muitas regras de negócios e que regem a cobrança de cada segmento de mercado, como também outros sistemas que administram a inspeção e tonelagem de navios. Todas essas regras e sistemas estão dentro do aplicativo de Navios 

“A agilidade, a produtividade e a flexibilidade do software GeneXus permitiu que o conjunto de aplicações para a operação do canal ampliado fosse reestruturado em apenas 15 meses. Com outra linguagem de programação, levaria quase três anos para alcançar os objetivos”, acrescenta Arístides de Gracia, líder do departamento de desenvolvimento de sistemas do Canal Panamá.

Ao todo, foram desenvolvidos cinco sistemas para proporcionar eficiência, segurança e rapidez ao mercado de navegação do Canal. Um aplicativo direcionado aos 48 rebocadores do Canal, por exemplo, resolveu uma missão crítica da operação. Antes da digitalização deste processo, cópias dos horários e informações técnicas eram impressas semanalmente para cada um dos 700 tripulantes que trabalham 365 dias por ano, em 87 turnos de oito horas. A aplicação não só simplificou a continuidade dos trânsitos do Canal, mas também contribui para a preservação do meio ambiente.

Para apoiar ao trâmite de reserva de navios foi desenvolvido o aplicativo Land Transportation Suite, que permitiu aos clientes passar o envio de seus pedidos pela web, e não por fax, como era feito anteriormente. O sistema, por sua vez, dispara notificações e todas as informações relacionadas às de vagas cotas disponíveis por dia e que custam em torno de 35 mil dólares.

“Apoiado nessa aplicação criada com o GeneXus, o Canal do Panamá conquistou importantes arrecadações. Somente em 2017, as reservas e os pedágios geraram receitas de 203 milhões de dólares e 2,2 milhões de dólares, respectivamente”, acrescenta Gracia.

Uma das atividades mais importantes do Canal do Panamá está ligada ao estudo de todos os planos dos navios que planejam atravessar a rodovia interoceânica. Existem muitas regras de negócios e que regem a cobrança de cada segmento de mercado, como também outros sistemas que administram a inspeção e tonelagem de navios. Todas essas regras e sistemas estão dentro do aplicativo de Navios, criado com GeneXus.

Há também uma solução que leva aos gestores informações em tempo real sobre tudo o que acontece no Canal do Panamá, entre elas navios que estão passando pela rota, quanto cada navio está pagando, quanto mede, a que horas chegou no Panamá, a que horas ele passou pela primeira eclusa, quantas locomotivas ele precisa para fazer o trânsito, que tipo de cargas ele traz, como o faturamento é feito etc.

“O Canal é um ponto muito sensível para o Panamá, bem como para o setor marítimo e de comércio mundial. Os resultados deste projeto mostram que o GeneXus pode resolver problemas de missão crítica, além de disponibilizar informações para a tomada de decisão”, finaliza Ricardo Recchi, country manager da Genexus no Brasil.

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.
Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.

Serviço
www.genexus.com/pt/global

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.