A Padtec, empresa que atua em sistemas de comunicações ópticas, anuncia que acaba de assinar contrato de venda de sua divisão de sistemas ópticos submarinos para a IPG Photonics Corporate, multinacional norte-americana que atua em lasers e amplificadores de alta potência. Com a conclusão dessa primeira etapa- o closing , fechamento do contrato de venda será efetivado em breve, seguindo condições contratuais usuais para esse tipo de operação. Para esta transação, a Padtec contou a assessoria da IGC Partners, empresa especializada em fusões, aquisições e operações de venda, e com o escritório de advocacia BRGC Advogados, para os trâmites legais da operação.
A operação, que soma um total de R$ 75 milhões, faz parte da estratégia da Padtec de concentrar esforços no mercado de transporte óptico de alta capacidade para redes terrestres. Os recursos provenientes da venda serão direcionados, prioritariamente, para a área de Pesquisa e Desenvolvimento, redução de endividamento e para expansão da empresa no mercado externo.
Para Manuel Andrade, CEO da Padtec, a aquisição da divisão de sistemas submarinos por uma companhia do porte da IPG é um importante reconhecimento da capacidade dos engenheiros da empresa brasileira de desenvolver e implantar tecnologias de ponta competitivas internacionalmente. “Estamos muito felizes em saber que uma empresa reconhecida globalmente, como a IPG, valida, com esta transação, o valor gerado pela Padtec. Ficamos satisfeitos, também, em saber que a IPG dará continuidade aos esforços de desenvolvimento da equipe que permanece localizada no Brasil”, ressalta Manuel.
“Nos últimos anos, temos observado a base de clientes da Padtec crescer exponencialmente, no Brasil e na América Latina, e isso tem estimulado os negócios da empresa. A partir de agora, o foco da companhia será direcionar esses recursos adicionais para oferecer soluções em produtos e serviços mais avançadas e robustas, tornando a Padtec cada vez mais competitiva”, comenta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. A fornecedora planeja manter o foco no desenvolvimento de tecnologia de ponta, com alto conteúdo nacional, para aplicações em redes terrestres, ampliar sua liderança no mercado brasileiro e aumentar agressivamente sua presença internacional.
“Essa aquisição permitirá à IPG ingressar no mercado de transmissão óptica submarina”, afirma Ekaterina Golovchenko, vice-presidente de sistemas de telecomunicações da IPG Photonics. “A combinação da solução de última geração para redes submarinas da Padtec com os amplificadores ópticos de alta potência e Raman e sistemas Dwdm da IPG nos permitirá competir, efetivamente, em um número cada vez maior de projetos de redes submarinas, em todo o mundo”, completa Ekaterina.
Além do repetidor óptico, a divisão de sistemas submarinos da Padtec adquirida pela IPG inclui também a estrutura para serviços de implantação, operação e manutenção da planta submersa.
A Padtec, que tem entre seus acionistas o CPqD, é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia Dwdm. Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. A Padtec possui negócios e representantes em todos os continentes e se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.
Serviço
www.padtec.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo