book_icon

Code:Nation lança programa para desenvolvedores em parceria com empresas de TI

Com inscrições até 17 de fevereiro, os profissionais capacitados poderão ser contratados ao final do curso, que deve formar 600 profissionais até o fim do ano
Code:Nation lança programa para desenvolvedores em parceria com empresas de TI

Existem cerca 250 mil vagas em aberto para profissionais de tecnologia no Brasil e este número deve triplicar até 2020, de acordo com dados da consultoria americana IDC. O aumento de posições disponíveis no setor mostra como recrutar colaboradores qualificados ainda é um desafio para as empresas. Pensando em facilitar esse processo, a Code:Nation lançou o AceleraDev Brasil, programa de aceleração online gratuito para desenvolvedores criado para impulsionar potenciais talentos através de desafios de programação. A ideia é fazer uma ponte entre profissionais da área de TI e organizações em busca de novos colaboradores. As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro.

No programa, os desenvolvedores precisam solucionar desafios. Os resultados são analisados e os candidatos passam por uma entrevista. Os selecionados começam o curso online de seis semanas que vai prepará-los para o mercado de trabalho. As empresas participantes pagam uma mensalidade ao longo do programa e, quando ele chega ao fim, têm acesso a todas as submissões de código dos candidatos, bem como a um perfil comportamental, experiências e evolução durante a aceleração. O time da Code:Nation as ajuda a filtrar os profissionais de acordo com o perfil desejado para que possam fazer propostas de emprego aos participantes.

As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro

Por enquanto, Movile, ContaAzul, Possible, Neoway e Loadsmart já estão confirmadas no AceleraDev Brasil, mas ainda há possibilidade de outras empresas utilizarem a plataforma. “O objetivo com o programa é formar mais de 100 talentos no primeiro trimestre e pelo menos 600 até o fim do ano”, conta Eduardo Varela, CEO da Code:Nation. Ele explica que atualmente as empresas concorrem na contratação dos profissionais devido à falta de mão de obra especializada no setor de tecnologia, por isso é importante investir na capacitação de novos talentos. “Se a gente não formar desenvolvedores agora, ficará inviável. A demanda só vai aumentar e o mercado vai ficar cada vez mais competitivo”, diz.

O primeiro programa de aceleração para desenvolvedores da Code:Nation aconteceu em 2017. A Loadsmart, uma das empresas parceiras na época, recrutou 80% da equipe via plataforma. “O  diretor-chefe de Tecnologia ou chief technology officer, CTO, da empresa na sede de Florianópolis também foi recrutado por meio da Code:Nation”, lembra Eduardo. No fim do ano de 2018, a startup também lançou um programa em parceria com a Movile, que irá capacitar e selecionar 90 profissionais para trabalharem na empresa.

Matheus Frata é estudante de Engenharia Elétrica e Eletrônica e foi um dos participantes do primeiro programa de aceleração da Code:Nation, em 2017, em Florianópolis. “Foi um programa que deu um “up” na minha carreira profissional. Agregando conhecimento técnico, insights de empreendedores relevantes e experiência de ponta a ponta com um projeto real e bastante desafiador”, explica. Matheus conta que aprendeu sobre desenvolvimento como um todo: linguagem de programação Python, Banco de Dados, Ciência de Dados, APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), Processo de Deploy e como utilizar todo esse conhecimento em conjunto para realizar o projeto final. Após participar do programa ele foi selecionado e atualmente é estagiário em Desenvolvimento de Software na Neoway, empresa de Big Data Analytics.

O engenheiro de Controle e Automação Leonardo Werk participou do mesmo programa em 2017. Para ele, a aceleração da Code Nation foi uma oportunidade de conhecer a profissão de desenvolvedor — na qual queria trabalhar desde a universidade — e a indústria, assim como entender quais caminhos poderia seguir na carreira. “O programa de aceleração nos colocou em contato com CEOs e CTOs de startups de Florianópolis. Eles vieram bater papo com a gente sobre o mercado de empresas de tecnologia, sobre o dia a dia de desenvolvimento, e sobre coisas importantes para se levar em consideração quando estamos participando de processos seletivos”, relata. Ele também se destacou durante o programa de aceleração e agora é desenvolvedor Back End na empresa de logística Loadsmart.

Serviço
https://www.codenation.com.br/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.