book_icon

No Dia da Internet Segura, cinco de fevereiro, o alerta é para evitar cibercrimes

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a utilização segura e responsável da internet. Especialista alerta sobre os principais cuidados para evitar roubos de dados e golpes virtuais
No Dia da Internet Segura, cinco de fevereiro, o alerta é para evitar cibercrimes

No dia cinco de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a utilização segura e responsável da internet. A cada ano que passa, além do aumento de ameaças virtuais, os cibercriminosos estão mais criativos e sofisticados.

Com os avanços da tecnologia, os ciberataques se tornaram cada vez mais comuns no mundo inteiro e, com esse cenário, as empresas estão se preocupando em investir continuamente na conscientização dos seus colaboradores. Mas como podemos nos prevenir dessas ameaças sem deixarmos de aproveitar os benefícios e avanços da tecnologia?

O termo roubo de identidade é utilizado para falar sobre qualquer tipo de ataque que remete à perda de informações pessoais, como nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Muitas vezes o roubo online é feito por meio do phishing 

Roni Serafim, especialista em cibersegurança da Arcon, diz que “não é preciso ter paranoia, mas sim entender os riscos que envolvem a utilização da internet sem segurança. O crime de roubo de identidade, por exemplo, foi considerado o principal vilão de violação de dados do mundo e boa parte da população nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe o que significa”, afirma o especialista.

O termo roubo de identidade é utilizado para falar sobre qualquer tipo de ataque que remete à perda de informações pessoais, como nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Muitas vezes o roubo online é feito por meio do phishing, ameaças virtuais que são enviadas com o intuito de furtar informações e dados por meio de mensagens falsas.

“Portanto, é essencial o cuidado e conhecimento dos golpes básicos na hora de navegar. Para evitar golpes como esses, é fundamental manter sistemas atualizados e não fornecer informações confidenciais pela web. A disseminação do conhecimento também é extremamente importante quando o assunto é segurança da informação”, finaliza Roni Serafim.

Pensando na segurança e conscientização dos usuários, o especialista da Arcon elenca algumas orientações básicas de segurança:

Sempre que possível navegar em sites com domínio seguro – https;
Verificar sempre se o site que deseja acessar corresponde ao endereço digitado;
Desconfiar de descontos exagerados em sites de compra, principalmente em períodos comemorativos;

Nunca dar “aceite” antes de ler o material apresentando. A pressa e a falta de atenção para acessar alguns conteúdos podem trazer muita dor de cabeça;

Ficar atento com o recebimento de e-mails com conteúdo governamental, atualização de dados bancários ou cadastros pela internet;

Sempre ter um bom antivírus instalado e atualizado.

Diante de tudo isso, torna-se fundamental o investimento em segurança e conscientização da sociedade. Não apenas nessa data, o assunto deve ser debatido com frequência, afinal, os hackers estão sempre sofisticando seus golpes e criando novas estratégias de ataques.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.