Gestão

ONG Médicos Sem Fronteiras utiliza plataforma da Uplexis para verificar doadores

Ferramenta realiza a triagem das doações recebidas pela organização de forma rápida e segura, identificando possíveis fraudes.

A upLexis, empresa especializada em tecnologias para busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados – big data, extraídos da internet, firmou uma parceria com Médicos Sem Fronteiras – MSF,  uma organização humanitária internacional que leva ajuda médica de emergência a vítimas de conflitos armados, epidemias, desastres naturais e exclusão do acesso à saúde para a utilização do upMiner.

A ferramenta auxilia na análise de dados, automatizando consultas em diversas fontes de conhecimento disponíveis na web. “Temos um processo muito criterioso para aceitar doações a partir de um determinado valor, tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas. Precisamos estar seguros em relação à idoneidade da origem do dinheiro. Por isso, é importante que tenhamos a melhor ferramenta disponível para realizar as análises com o máximo de acurácia possível” explica Ednice Duarte, de Médicos Sem Fronteiras.

Antes da parceria entre a organização e a upLexis, as análises eram feitas manualmente, utilizando o Google, com o nome da pessoa ou empresa. Era necessário fazer uma triagem burocrática acompanhada de uma série de palavras-chaves que pudessem identificar algum problema como “ corrupção”, “fraude”, “trabalho escravo”, entre outros. Após isso, MSF analisava as notícias que apareciam para classificar e aprovar ou não a doação.

Levantando informações sobre pessoas e empresas, a plataforma upMiner é responsável atualmente por toda a triagem das doações recebidas 

Ideal para trabalhos de investigações, levantando informações sobre pessoas e empresas, a plataforma upMiner é responsável atualmente por toda a triagem das doações recebidas de forma rápida e segura, identificando possíveis fraudes. Com isso, a organização consegue economizar uma quantia considerável por ano em custos administrativos e reverter um valor maior para sua ação humanitária.

Para a upLexis, poder auxiliar a ONG que faz um trabalho tão nobre é uma satisfação. “Poder contribuir com o terceiro setor, principalmente nesta questão de doação é incrível e nos enche de orgulho. Garantir que este dinheiro seja limpo traz grande valor ao nosso trabalho e nos ajuda a ter mais transparência e controle das atividades financeiras” finaliza Eduardo Tardelli, CEO da upLexis.

A upLexis é uma empresa especializada em tecnologias para busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados – big data extraídos da internet e de outras bases de conhecimento, através de soluções personalizáveis, disponibilizando informações relevantes, proporcionando a melhor experiência para que seus clientes invistam o seu tempo no que realmente importa, boas decisões. Entre os clientes que usam os serviços de inteligência da empresa estão grandes corporações como a Deloitte, PWC, Grupo Pão de Açúcar, Novartis, Rede Globo, Banco Itaú, Banco Santander e Ambev.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório