book_icon

Leader Coach, profissional que ajuda a desenvolver times autônomos e ágeis

Escuta ativa, apoio na jornada de descoberta e perguntas SMART são itens essenciais

O Professional Leader Coach  – PLC  apoia o outro na jornada de descoberta, de modo a ajudar no desenvolvimento de seus liderados. A metodologia se baseia em relação de confiança, potencialização de talentos e tomadas de decisão. O coach atua como um cocheiro, que é o profissional que conduz a carruagem e visa te levar do estado atual ao almejado por meio dos recursos adequados. Neste sentido, os líderes da Cinq são certificados PLCC -Professional Leader Coach Certification. Esta iniciativa foi possível graças aos Cinq Tech Bootcamps sobre o tema  – imersão de dois dias com Master Coach certificada na área , que aconteceram no segundo semestre de 2018.

Mas, quais as diferenças entre o Gestor, o Coach e o Mentor?

• O gestor visa a Resultados e a partir disso, resguarda políticas, regras, metas e recursos;
• O coach trabalha com comportamentos – reações a estímulos internos e externos ;
• O mentor, por sua vez, ensina e treina o outro.

Para atuação como PLC é importante a compreensão da andragogia  – estudo do adulto,  para ajudar no desenvolvimento do outro, conforme pontos elencados abaixo:

1. Adultos precisam ser respeitados pelo seu crescimento e sua experiência;
2. Adultos são mais autônomos e precisam estar envolvidos no seu próprio aprendizado;
3. Adultos aprendem melhor fazendo e a experiência deve ser a base de suas atividades de aprendizado;
4. Adultos se interessam por assuntos que são políticos e possuem relevância imediata para seu trabalho e sua vida;
5. Adultos falam de problemas.

Neste sentido da andragogia, o desafio não é o fato de surgirem problemas, mas o de ajudar o liderado a focar nas alternativas – possíveis soluções . Para isto, neste processo de liderança coach, é necessário munir-se de recursos adequados. Dentre as ferramentas eficazes, recomendamos o modelo GROW, explicado a seguir:

G: Goal – meta  – Estabelecer a meta;
R: Reality – realidade  – O que está acontecendo agora?
O: Options  – Opções  – O que poderia fazer?
W: What  – O quê  – O que você vai fazer?

O modelo GROW objetiva a especificação de metas e desenvolvimento de competências, com o intuito de aprender novas habilidades, tomadas de decisões, progressão nas funções, desenvolvimento pessoal e profissional e estruturação de planos de ação.

O profissional coaching atua como um direcionador, por meio destas perguntas guias e não julgadoras, uma vez que o comprometimento do líder é tanto com a pessoa quanto com a meta. O objetivo final é potencializar a autonomia do outro.

Com isso, o processo de liderança profissional em coaching foca na solução, de modo a trazer objetivo Smart – específico, mensurável, alcançável, realista e com fator tempo – prazo . Para reuniões objetivas e com foco em resultados, utilizamos 3 perguntas-chave: Qual é a situação atual? Quais são as alternativas? Qual vamos adotar?

Observa-se que a liderança coaching ajuda no processo de andragogia e eficácia na relação líder e liderado, de modo a auxiliar na máxima de que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” – Abraham Lincoln.

Nôga Simões, coordenadora de Marketing e Inovação na Cinq Technologies 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.