book_icon

Seal Sistemas lança solução de inteligência para gestão do Varejo

O Kairos Store possibilita que o gerente da loja tenha uma visão 360º das atividades, reduzindo falhas, retrabalhos, além de agilizar a execução das tarefas
Seal Sistemas lança solução de inteligência para gestão do Varejo

Reduzir as perdas, melhorar a produtividade, diminuir custos e aumentar vendas são desafios de todos os setores do mercado. E isso não seria diferente no varejo, como reforça a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas – Abrappe  que indica que, apenas em 2017, o varejo brasileiro perdeu, em média, 1,29% do faturamento em decorrência dos mais variados problemas, como falhas com manuseio de produtos, vencimento de mercadorias e/ou furtos nas cargas. Essa perda representa, aproximadamente, R$19,5 bilhões da receita do setor em 2017, valor que representaria o faturamento do sexto maior varejista do Brasil.

Quebras operacionais, como vencimento de mercadorias e erro de funcionários no manejo dos produtos e atividades diárias, juntamente com erros nos inventários das lojas somam cerca de 45% desse gasto perdido pelo setor. Dessa forma, a tecnologia torna-se um grande aliado para minimizar esses problemas e melhorar os processos produtivos do varejo. “Nós, como consumidores, muitas vezes não percebemos, mas uma loja precisa executar uma série de tarefas antes de iniciar o expediente. E se isso não ocorre de maneira ágil e organizada, pode-se gerar uma experiência de compra insatisfatória para o cliente”, conta Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas. “Seguindo a tendência de mercado da automatização de processos, Varejo 4.0 e a Transformação Digital, é fundamental que o varejista usufrua de soluções tecnológicas que permitam uma gestão inteligente e ágil das atividades rotineiras de suas lojas”, completa Bernardes.

O Kairos Store é um sistema que foi desenhado para o varejo, seja um supermercado, farmácia, petshop e lojas em geral 

Com o objetivo de facilitar as operações da loja, a Seal Sistemas está lançando o Kairos Store. “O Kairos Store é um sistema que foi desenhado para o varejo, seja um supermercado, farmácia, petshop e lojas em geral. Desenvolvida com base em três principais pilares: pessoas, processos e tecnologia, essa solução chega para atender as necessidades de gestão de execução de tarefas no varejo, com o embasamento de toda expertise que a Seal tem nesse nicho”, afirma o executivo. Dentro da estrutura de negócios presente na Seal Sistemas, a solução faz parte de uma linha de produtos de boa representatividade que atende uma das principais verticais da companhia: o varejo. “A nossa expectativa é que essa solução agregue de 5 a 10% do nosso negócio”, conta Wagner.

Existem inúmeras tarefas que um varejista precisa realizar para manter o bom andamento da loja e proporcionar uma boa experiência aos clientes: verificar se o preço está correto, se o produto ainda está disponível na prateleira, se tem determinada mercadoria no estoque para reposição, data de validade de produtos, dentre outras. E muitas vezes essas atividades são realizadas de forma ‘manual’ ou então com pouca tecnologia, como e-mails ou planilhas, o que acaba gerando certo atraso e/ou retrabalho no processo. “A função dessa nossa solução é juntar todas essas tarefas essenciais e colocá-las de uma forma automática em dispositivos móveis para que tudo passe a ser automatizado. A pessoa que trabalha na loja recebe uma tarefa no seu coletor ou smartphone e já vai direto realizá-la. Ou seja, tudo que é feito de forma manual ou sem nenhum controle, gestão e organização, passa a ser feito de uma forma totalmente automatizada, usando dispositivos móveis”, explica Bernardes.

A nova versão do Kairos Store, produto que já fazia parte do portfólio da Seal Sistemas, é ainda mais inteligente que a anterior, já que a própria solução identifica as necessidades da loja e tarefas a serem executadas. “Antes, o gerente sempre tinha que definir qual tarefa deveria ser feita. Hoje, algumas tarefas são automáticas. O próprio sistema já sabe, por exemplo, se determinada quantidade de um produto foi vendida, se a prateleira está vazia e é necessário fazer uma reposição. Tudo está interligado com a saída do caixa”, conta o CEO da Seal Sistemas.

Além de ajudar na agilidade e otimização das tarefas primordiais do varejo, a solução também possibilita que haja uma gestão completa dessas atividades. O gerente da loja tem acesso a todo o histórico da tarefa, do início até a conclusão. “É possível verificar o que já foi feito, quando, por quem e o que mais precisa ser feito. A tecnologia ajuda as duas pontas: operacional e gerência de cada processo. Essa efetividade e redução nos índices de retrabalho e possíveis erros são aspectos significativos para o varejo, já que são tópicos diretamente ligados a satisfação do cliente final”, afirma Wagner.

Incentivo e melhoria no trabalho dos colaboradores
Mais que aumentar a produtividade e reduzir perdas é importante agregar valor, seja para os funcionários e para os clientes. “Quando a Seal desenvolveu essa solução, tínhamos em mente três colunas: processo, tecnologia e pessoas. E, principalmente, servir como um aliado na força de trabalho humana”, diz Bernardes.

A mais nova funcionalidade do Kairos Store está alinhada justamente com essa preocupação com as pessoas. O módulo Gamefication permite  reconhecer os talentos de melhor performance no chão de lojas. É possível que você saiba quem está executando melhor cada tarefa, quem está fazendo mais, está mais conectado e mais engajado com os resultados que a empresa procura. Segundo Wagner, “todas essas informações geram um sistema de gamificação, onde cada usuário recebe pontos conforme sua performance e depois esses pontos podem virar prêmios”.

Negócios
Como um sistema que possibilita o início de uma transformação digital, que permite a automação dos seus processos, a solução pode ser utilizada por qualquer porte de empresa de varejo, desde os pequenos comércios até as grandes redes varejistas. “O determinante é saber qual é o grande problema do nosso cliente. Dessa forma, conseguimos direcionar a implementação da solução, o treinamento e o foco do produto pra suprir a maior necessidade”, finaliza Bernardes.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.