book_icon

Avantia ajuda CBTU a garantir segurança no metrô do Recife

Foi realizada a implementação de um sistema inteligente com aquisição de 1.380 câmeras distribuídas pelos mais de 71km de linha férrea
Avantia ajuda CBTU a garantir segurança no metrô do Recife

O Sistema de Trens Urbanos do Recife, administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU , aprimorou a inteligência de monitoramento e a segurança dos mais de 400 mil passageiros diários no metrô de Recife – PE  com as soluções da Avantia, um dos players nacionais especializados em soluções integradas de Tecnologia e Engenharia.

O Sistema, que conta com videomonitoramento implementado pela Avantia, é o terceiro do Brasil em número de transeuntes e necessitava de imagens que pudessem respaldar a operação de segurança metroviária. Com um aporte de R$ 61,5 milhões para investir em melhorias no metrô pernambucano, a CBTU colocou em ação um plano de recuperação de estações, trens, sistemas elétricos e via permanente e inaugurou uma nova fase de operação de videomonitoramento com a aquisição de 1.380 câmeras de alta resolução da fabricante Dahua Technology.

As imagens nas estações nos ajudam a enviar informações para as autoridades policiais 

Foi implantado um sistema inteligente e com analíticos de vídeo embarcado, captando imagens em 52 localidades espalhadas pelos 71 km de linha férrea da capital e da região metropolitana.

“Todo o conjunto de ações de monitoramento está sendo realizado de maneira centralizada, em uma sala de operação. No futuro, pretendemos alcançar a redução dos custos da empresa uma vez que com as câmeras podemos retirar a vigilância presencial de algumas subestações do metrô. As imagens nas estações nos ajudam a enviar informações para as autoridades policiais, gerando um grande avanço na segurança dos nossos passageiros. Com tecnologia inteligente, os resultados já começaram a aparecer e conseguimos prender suspeitos e os encaminhar à Polícia”, avalia Leonardo Villar Beltrão, superintendente CBTU Recife.

Dia e noite ou sob quaisquer condições de luminosidade e mesmo em pontos onde há baixíssima incidência de luz, as câmeras de rede entregam à central de videomonitoramento imagens nítidas e coloridas, graças à tecnologia exclusiva Starlight – algoritmo de processamento de imagem que garante o melhor desempenho em condições de baixíssima luminosidade (0.005 lux). Além disso, as câmeras geram dados que são analisados diariamente, com presença do padrão de compressão de vídeo de H.265, formato que utiliza 50% menos da largura de banda e mantendo a qualidade.

“É uma parceria exitosa. Apesar de ser um projeto com peculiaridades, realizamos a implantação de uma solução de segurança com o que há de mais moderno na atualidade. Foi um grande desafio, pois os sistemas das estações estavam em pleno funcionamento. Houve um grande trabalho em equipe, com apoio e parceria do cliente, para que a execução ocorresse da melhor forma e com intervenções mínimas no sistema metroviário”, revela Hamilton Valentin, diretor Operacional da Avantia.

Com o novo sistema, os recursos humanos da equipe de segurança das 37 estações estão sendo melhor aproveitados. Com analíticos de vídeo, mesmo que o operador de videomonitoramento não esteja acompanhando as imagens de movimentações específicas, o sistema alerta em caso de algum movimento suspeito ou fora dos padrões em regiões restritas, por exemplo. A tecnologia fortalece a proteção ao usuário de maneira geral, isso porque evita invasões em áreas vitais à operação, depredações ou outras ocorrências que poderiam paralisar o transporte de passageiros, priorizando a segurança e evitando vandalismos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.