book_icon

Solução de visibilidade Netscout impulsiona modernização e expansão do Banpará

Plataforma nGeniusOne assegura disponibilidade de serviços e aplicações, contribuindo para a expansão dos negócios do banco
Solução de visibilidade Netscout impulsiona modernização e expansão do Banpará

Netscout Systems, Inc., um dos principais provedores de soluções para assegurar a continuidade e o desempenho dos serviços de TI, segurança cibernética e análise de dados em ambientes empresariais, anuncia que o Banpará, Banco do Estado do Pará, um dos cinco bancos estaduais existentes no Brasil e um dos mais conceituados bancos de varejo do país, adotou a nGeniusONE® Service Assurance Platform para garantir a disponibilidade de seus serviços num quadro de expansão de negócios e contínuo crescimento de sua infraestrutura.

Fundado há 57 anos, o Banpará nos últimos sete de sua história cresceu mais do que nos primeiros 50. Com apenas 42 agências em 2011, o banco hoje está presente em todos os 144 municípios do estado, além de oferecer serviços digitais a seus clientes.

O banco precisou ampliar sua infraestrutura de TI para acompanhar essa expansão, visando a bancarização da população e fomento de negócios, investindo, assim, em novas soluções que garantissem seu crescimento e um maior portfólio de serviços.

“A qualidade dos serviços que a Netscout vem oferecendo supera as expectativas do banco, e nos leva a fortalecer essa parceria. Temos certeza de que qualquer expansão que o banco faça em sua rede, em seus serviços, deverá contar com o monitoramento eficaz da Netscout. E esse monitoramento permite consolidar os serviços que o banco oferece”, diz Eugênio Pessoa, diretor de tecnologia do Banpará.

Geraldo Guazzelli, diretor geral da Netscout no Brasil, afirma: “temos consciência da responsabilidade de nosso papel junto ao Banpará no sentido de contribuir para a excelência de seus serviços e expansão dos seus negócios. E é com muito prazer que vemos os resultados de nosso trabalho”.

Crescer com qualidade
O crescimento do banco e a realidade do mercado financeiro exigiam um controle tecnológico que ultrapassava em muito os recursos dos sistemas legados. Para manter a disponibilidade dos serviços do banco e a comunicação IP sem interrupções e segura era preciso atualizar sua infraestrutura.

Assim, o Banpará viu a necessidade de monitorar o tráfego em toda sua rede. Buscava uma estrutura de monitoramento proativa, de modo a permitir a identificação de situações de degradação antes de ocorrer indisponibilidade da rede; e que, no caso de acontecer algum problema, pudesse facilitar a sua rápida correção. Com a tecnologia da Netscout, o banco pode solucionar problemas de maneira rápida e eficiente e garantir a entrega de serviços de alta qualidade a funcionários e clientes.

Depois de passar por provas de conceito, a Netscout foi escolhida como a melhor opção, pela capacidade de  oferecer visibilidade ao longo de toda a infraestrutura do Banpará e das aplicações que utiliza, permitindo ao banco monitorar questões relativas a desempenho ou anomalias no comportamento da rede e aplicativos. Por sua tecnologia e capacidade de dar ao banco o suporte necessário, o Banpará escolheu a plataforma nGeniusONE Service Assurance, adotando uma completa solução Netscout.

Enquanto os dispositivos de agregação e TAPs garantiram visibilidade completa do tráfego da rede, as soluções analíticas Netscout contribuíram para entregar ao banco uma visão abrangente do desempenho de serviços e aplicações, incluindo o monitoramento de todo o ambiente virtualizado por meio do vSTREAM, appliance virtual da Netscout que estende sua patenteada tecnologia Adaptive Service Intelligence® (ASI) à virtualização em nuvem pública e privada. Dessa forma, o Banpará conta com visibilidade em todo o seu ambiente híbrido.

A plataforma nGeniusONE permite que as equipes de TI do Banpará identifiquem a causa dos problemas de desempenho afetando aplicativos em todo o ambiente do banco. Dessa forma, as equipes de TI do Banpará podem rapidamente fazer a triagem dessas questões, mesmo em ambientes complexos, com vários fornecedores – o que reduz, em última análise, o tempo médio de reparo (MTTR).

A plataforma nGeniusONE fornece às equipes de TI do Banpará uma abordagem top-down eficiente para análise situacional, identificação e resolução de problemas. Utilizando um conjunto de fluxos de trabalho orientados a serviços, a plataforma nGeniusONE permite a transição contextual entre várias camadas de análise, facilitando, dessa forma, a transferência da tarefa de resposta a incidentes entre diferentes grupos de TI do Banpará – o que promove a colaboração e aprimora a capacidade de identificar e corrigir rapidamente questões que venham a impactar a qualidade dos serviços para os clientes do banco.

bancarização

Banco do Estado do Pará

Banpará

Eugênio Pessoa

Geraldo Guazzelli

NETSCOUT

nGeniusONE

Solução de visibilidade

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento