book_icon

Open Data necessita de ação estratégica e conscientização

Pesquisa da Capgemini Invent ressalta a necessidade de priorização estratégica para impulsionar a transformação de dados abertos na Europa
Open Data necessita de ação estratégica e conscientização

A Capgemini Invent publicou o quarto relatório anual que mede o estado dos dados abertos na Europa. O “Open Data Maturity in Europe Report 2018: New horizons for Open Data driven transformation” (em tradução livre: “Relatório Sobre a Maturidade dos Dados Abertos na Europa em 2018: Novos Horizontes para a Transformação Baseada em Dados Abertos”) registra as diferentes velocidades nas quais os países europeus estão se movimentando em suas transformações baseadas em Open Data e as diferentes prioridades estabelecidas para permitir esse progresso. O relatório foi solicitado pela Comissão Europeia no contexto do European Data Portal (em tradução livre: Portal Europeu dos Dados) e coordenado pela Capgemini Invent.

O relatório de 2018 fornece uma metodologia atualizada para medir a maturidade do Open Data em toda a Europa. Ele apresenta duas novas dimensões este ano – impacto e qualidade dos dados – para complementar as dimensões de políticas e portais avaliadas de 2015 a 2017. Com a atualização é possível alcançar uma granularidade mais profunda na avaliação quanto a maturidade de Open Data e a melhor captura de suas diferentes facetas. O benchmark de 2018 também ajuda a incentivar os governos nacionais a tomar medidas que impulsionem os esforços do Open Data em novas áreas estratégicas.

A Europa ainda não está atingindo todo o seu potencial
Com uma pontuação geral de maturidade de 65%, o relatório revela que a Europa ainda não está atingindo todo o seu potencial. A avaliação das quatro dimensões mostra um quadro misto, com áreas de progresso muito bom – como a dimensão das políticas (policy no gráfico em inglês abaixo) – e áreas em que ainda são necessárias ações para assegurar que os países permaneçam no rumo certo para alcançar os objetivos estabelecidos no cenário europeu.

“Vimos a maturidade nas mais diferentes velocidades e desafios que avaliamos e medimos este ano”, afirmou Gianfranco Cecconi, Consultor Principal da Capgemini Invent e Gerente do Portal de Dados Europeu em Nome da Comissão Europeia. “É uma “fotografia” de como os países europeus estão se esforçando para avançar significativamente além do básico, e como a política e o portal corretos podem gerar um impacto consistente e sustentável”.

Nos parâmetros de maturidade das políticas, atingiu-se um total de 82% na UE28 (os 28 países integrantes da União Europeia somados a Estados da região*) em 2018, o que indica que os Estados-Membros desenvolveram uma base sólida em seus quadros políticos de dados abertos. Contra essa base sólida, os países agora estão estabelecendo novos focos: com os países de Open Data menos maduros que escolheram dar o próximo passo natural e se concentrar na modernização de seus portais nacionais; enquanto os países mais avançados passaram agora às ações que visam aumentar a qualidade da publicação de dados. Dentre os países com melhor desempenho na Europa, como Irlanda, Espanha e França, o foco é monitorar e capturar o impacto derivado da reutilização dos dados abertos.

A priorização agora precisa mudar para o impacto da reutilização dos Open Data
O relatório conclui sublinhando a necessidade de uma ação mais estratégica para permitir um progresso mais rápido a nível nacional e a urgência em desenvolver uma consciência estratégica em torno da reutilização e impacto dos dados abertos. Demonstrar tal impacto continuará sendo o principal desafio para os tomadores de decisão nacionais de Open Data. Ao mesmo tempo, a demonstração do impacto continua a ser essencial para sustentar a liderança política necessária, possibilitando a publicação posterior de dados e o incentivo a uma reutilização mais intensa dos dados disponíveis.

“Os países da UE precisam evoluir no “jogo” para colher os benefícios esperados dos dados abertos. A segmentação de determinados domínios prioritários para capturar e demonstrar o impacto será fundamental. Incentivar a publicação de dados de alta qualidade e entender como maximizar a reutilização de Open Data também será fundamental para capturar o impacto nesses domínios ”, conclui Dinand Tinholt, Vice-Presidente e líder da UE na Capgemini Invent.

Notas finais:
*Os países abrangidos por esta avaliação incluem os 28 Estados-Membros da UE28, bem como os países da EFTA como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O European Data Portal
Os Open Data ou Dados Abertos se referem às informações coletadas, produzidas ou pagas por órgãos públicos que podem ser livremente usados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. Os benefícios dos Open Data incluem um aumento na transparência e prestação de contas do governo, bem como benefícios financeiros tangíveis para os cidadãos, empresas e a sociedade civil. O estudo da Capgemini publicado em 2015 para o lançamento do European Data Portal estimou um valor de 75,7 bilhões de euros em tamanho de mercado para Open Data em 2020, com um aumento significativo de aproximadamente 37% entre 2016 e 2020. Nesse contexto, a União Europeia lançou o Portal, que coleta informações sobre os dados disponibilizados em cada país europeu. Até hoje, abrange 35 países, 78 catálogos, links para quase 870 mil conjuntos de dados em toda a Europa e oferece uma variedade de recursos de aprendizado e cases de Open Data. Esse compromisso plurianual é apenas uma das maneiras pelas quais o Grupo Capgemini oferece suporte a seus clientes para obter informações estratégicas a partir de dados multifacetados todos os dias.

Serviço
Para mais informações, acesse http://www.capgemini.com/invent

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.