A Flex Relacionamentos Inteligentes, empresa de gestão de relacionamento e interação empresa-cliente no país, investiu na startup Beon para o atendimento de operações de e-commerce. A solução funciona como analista de marketing virtual para marcas, permitindo que as empresas entendam seus consumidores e aumentem a taxa de conversão de suas plataformas de e-commerce.
A ferramenta aplica as principais competências de cada empresa para entender o momento certo de interagir com cada cliente. Segundo estudo da consultoria BCG, feito em parceria com o Google, as empresas que adotam ciência de dados em sua relação com consumidores têm receita até 20% maior e obtêm uma redução de custos que chega a 30%. “Vender mais e fidelizar clientes é a consequência inevitável de interações centradas nos interesses particulares de cada um deles”, explica o CEO da Flex, Topázio Silveira Neto.
A ferramenta busca solucionar um dos maiores problemas do e-commerce brasileiro: o abandono de carrinho. Dados do estudo E-Commerce Radar, realizado a partir de resultados consolidados do comércio eletrônico brasileiro no último ano, mostram que, dos clientes que selecionam produtos em sites, 82% não finalizam a compra. “O setor sofre com o fato de os consumidores entrarem nos sites, olharem tudo e irem embora sem efetuar a compra. Estas pessoas navegam sem identificação no site, ou seja, não logadas, o que potencializa a venda antes da desistência. Será que um atendimento diferenciado não aumentaria as conversões?”, questiona.
A plataforma gerencia ações de comunicação online com os consumidores de e-commerce. Baseada em AI, ela aprende com o comportamento de seu público, escolhendo o conteúdo, canal e tempo de contato mais efetivo para cada pessoa. “Através da Beon, é possível acompanhar esse consumidor no site, identificar quais são as suas dúvidas e porque não está fechando as compras. Assim, é oferecido um canal de comunicação por onde promoções são oferecidas e que permite entender o porquê a compra ou transação não é finalizada”, explica Bruno Possidonio, fundador da Beon.
A Beon vem para mudar o conceito de que as empresas não vendem pela Internet e sim que as pessoas compram pela internet. “De certa forma, estamos quebrando esse paradigma. Estamos dando a oportunidade de criar uma interface que vende pela Internet. O consumidor está lá para comprar, mas se ficar indeciso, disponibilizamos um canal para auxiliá-lo a tomar a decisão, o que é uma postura inovadora”, complementa Possidonio.
A plataforma conta com ferramentas para recomendação de produtos, otimização de catálogo e landing pages, prevenção ao abandono de carrinho, condução e otimização da jornada de compra, além de automação de campanhas de e-mail, push, e outros canais. A inteligência do Beon é aberta e permite a integração com qualquer ferramenta do ecossitema da operação, seja um CRM, ERP ou outras soluções de automação de marketing e permite que o time de gestão atue nas tomadas de decisão.
Segundo Silveira Neto, o investimento em inovação pode afetar positivamente toda a estratégia de negócios e impactar na geração de resultados. Por meio de suas ferramentas digitais e eficiência operacional, a Flex busca, dentro de um contexto cada vez mais dinâmico e tecnológico, caminhos que resultem em soluções para Relacionamentos Inteligentes.
A estratégia da Flex e Beon são complementares. “A Beon identifica oportunidade de conversão e dispara um gatilho para a Flex atuar no relacionamento com cliente, através de plataforma omnichanel. Com inteligência operacional, Flex e Beon são capazes de negociar com o cliente e oferecer os produtos com maior possibilidade de conversão, usando canais digitais da preferência do usuário (whatsApp, SMS, messenger, e-mail, ligação) e análise do seu histórico de busca no e-commerce”, afirma Silveira Neto.
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