book_icon

Blockchain é muito mais que bitcoin

Esta tecnologia ainda está engatinhando no Brasil, que tem apenas provas de conceito
Blockchain é muito mais que bitcoin

É comum que grande parte dos empresários associar Blockchain única e exclusivamente ao bitcoin, mas sabemos que existem outras aplicações que podem ser excelentes para os negócios e são diversas aplicações. Não houve uma mudança radical na tecnologia do Blockchain por ser algo bem recente. Antigamente havia esta parábola de criação de tecnologia, adaptação, disseminação em massa, industrialização e monetização que levava entre seis e sete anos. Hoje este tempo é mais curto, e neste caso específico, existe uma única versão com várias aplicações.

Ricardo Slomka, vice-presidente de Tecnologia da Ewave do Brasil, explica que a empresa está inserida nesta tecnologia, ajudando outras companhias a encontrarem o seu caminho na tecnologia, caso haja necessidade desta implementação. A parceria da Ewave com o Blockchain Research Institute, BRI, um grupo canadense que realiza pesquisas tecnológicas em nível mundial e cuja única sede fora do Canadá está justamente no Brasil, é fundamental neste projeto.

“A BRI faz a regulamentação, pois o Blockchain é algo aberto, uma iniciativa com novos algoritmos. Nesta parceria oferecemos este tipo de assessoria para todos os tipos de empresas. É bom salientar que esta tecnologia ainda está engatinhando e não existe no Brasil. O que temos aqui ainda são provas de conceito, sem aquela escala realmente industrial”.

Os negócios envolvem dados e o Blockchain deixa o processo totalmente imparcial, inquebrantável e inviolável

Slomka reforça que existem outras aplicações do Blockchain que precisam ser disseminadas para o empresariado brasileiro. “A gente não só fala de bitcoin, mas sim de cripto moedas pois, existem várias. Quem associa todo o sistema destas moedas virtuais com o Blockchain vai sempre lembrar desta em específico, por ser a principal, e a que trouxe a consciência do mercado, com infinitas aplicações”.

Desafio é encontrar aplicações
É possível aplicar a tecnologia Blockchain em duas modalidades: Pública e Privada. Na modalidade privada, as empresas se apropriam desta tecnologia – que é de domínio público – e constroem ferramentas e plataformas. Um dos exemplos citados por Slomka é a IBM, que é parceira da Ewave neste mercado para provas de conceitos e projetos iniciais.

Na modalidade pública, o executivo aponta uma das principais plataformas chamada, EThereum, um dos Blockchains mais fortes que existem.  A tecnologia está disseminada, é fácil consumir Blockchain uma vez que o serviço já está amplamente disponível na Internet e a tecnologia de comunicação é simples, ficando o grande desafio apenas para a adaptação do modelo de negócio à solução tecnológica.

“A evolução está em um patamar que eu chamo de vale da desilusão: todo mundo quer mas não sabe o que fazer com isso. Sabemos a dor que o mercado está passando”, diz. O desafio, antes de mais nada, é analisar minuciosamente o negócio para saber se o Blockchain vai trazer resultados. O BRI faz esta análise para ver se a ferramenta é adequada para o desafio. Se tem dinheiro que chega nas mãos do último usuário e terá repasse de fundos, o Blockchain já é interessante.

Contratos na rede

Outra aplicação em que o sistema é extremamente eficaz acontece quando há desconfiança entre os parceiros de algum negócio. Muitas vezes um processo de negócio envolve dezenas de parceiras e gera estas dúvidas com relação à credibilidade dos envolvidos, com análise de dados cruzados para certificar se está tudo indo dentro do combinado:
“Os negócios envolvem dados e o Blockchain  transforma tudo em uma coisa mais neutra, totalmente imparcial e inquebrantável. Até hoje ninguém conseguiu hackear, portanto não é vulnerável”.

A terceira aplicação são os Smart Contract, que de uma maneira simplificada, seria uma espécie de cartório na nuvem. Pode aplicar em todo tipo de contrato entre pessoas, qualquer registro que requer uma certificação. O Blockchain possui diversas aplicações que vão além das moedas virtuais.

A Ewave do Brasil, parte do grupo israelense Ewave, atua no mercado brasileiro desde 2006 sendo um dos principais fornecedores de serviços de soluções de tecnologia do País, em desenvolvimento e integração de sistemas, serviços de hunting e alocação de profissionais de TI. A Ewave trabalha em parceria com os principais fornecedores mundiais de plataformas tecnológicas como IBM, Microsoft, Oracle, EMC e VMware além de ser  premium partner da IBM, atestando a excelência na entrega de serviços e tecnologias IBM.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.