book_icon

Operadoras da AL têm ofertas em alta definição usando Voz sobre LTE

A 5G Americas aponta que 18 redes móveis na região estão utilizando VoLTE e outras 14 já realizam testes com esta tecnologia
Operadoras da AL têm ofertas em alta definição usando Voz sobre LTE

Até setembro de 2018, cerca de 18 redes móveis adotaram a tecnologia de Voz sobre LTE (Voice Over LTE (VoLTE), em nove países da América Latina. Um estudo da 5G Americas aponta que VoLTE está sendo utilizada por operadoras móveis na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico, sobre um total de 19 países analisados.

Além das redes que já operam com VoLTE, foram anunciados novos testes com a tecnologia sem fio, na Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O serviço de voz evoluiu de um serviço analógico, enviado por circuitos convencionais de telefonia em redes 2G e 3G, para um serviço transmitido utilizando mais pacotes de dados em redes 4G, e que pode ser integrado a outros serviços e aplicações, como mensagens e videochamadas. “Usando o VoLTE, as operadoras podem oferecer voz com alta definição (HD), melhorando a clareza e a inteligibilidade da voz, e até mesmo permitindo suprimir o ruído ambiente “, explicou José Otero, diretor da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.

O estudo da 5G Americas foi realizado com base em anúncios públicos de operadoras e relatórios de mídia, considerando redes móveis da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.

Serviço
www.5gamericas.org
Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook
Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.