A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros entregou no final de dezembro de 2018, ao Ministério do Meio Ambiente o seu plano para a implementação e operacionalização do Sistema de Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico. O plano fará parte do acordo setorial celebrado entre o Governo Federal, através do MMA, com as indústrias, o varejo, os importadores, as entidades de classe e as associações gestoras do sistema coletivo de logística reversa do setor eletroeletrônico.
“Foi uma reunião muito produtiva com a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso. A Eletros reforçou o interesse de seus associados em estabelecer de forma conjunta com os demais signatários um acordo para a busca de uma conscientização e mobilização da sociedade para o descarte correto do lixo eletrônico”, destacou o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento.
Segundo ele, esse plano é fruto de uma série de estudos e discussões realizadas na entidade. “Fizemos uma proposta exequível, adequada às particularidades dos produtos que fabricamos e que atende plenamente ao gerenciamento dos produtos descartados pelos consumidores com a destinação final ambientalmente adequada”.
O governo informou que avaliará o plano apresentado e irá retomar a discussão. “Importante constatar que a Eletros se empenha na busca do Acordo Setorial Único. Essas discussões já ocorrem há alguns anos e acredito que em 2019 teremos a assinatura do decreto que estabelecerá o Plano Nacional de Logística Reversa”, afirmou a diretora Zilda Veloso.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo