book_icon

Especialista aponta o que esperar de business intelligence em 2019

Precisão e agilidade no tratamento dos dados e impulso à interpretação e aplicação das informações estão entre as tendências
Especialista aponta o que esperar de business intelligence em 2019

Ferramenta estratégica utilizada por muitas organizações globalmente, o Business Intelligence (BI) manterá, em 2019, sua importância para o universo empresarial, ganhando ainda mais força em quesitos diretamente ligados ao ganho de competitividade e incremento de receita.

Dentre as tendências a esperar neste segmento para o ano que vem, questões relacionadas à precisão e agilidade no tratamento dos dados, bem como impulso à interpretação e aplicação das informações, serão exponenciais.

A afirmação é do especialista em Business Intelligence, Augusto Fleck, CTO da BIMachine. Conforme o executivo, dentre as frentes em que esta tecnologia mais deverá crescer, duas se destacam, no que tange às features de sistemas desta linha: precisão e agilidade no tratamento dos dados.

O impulso à interpretação e aplicação das informações também estará no Top 3 das tendências de BI para o próximo ano.

“De acordo com análises locais, globais e alinhamentos com estudos de mercado realizados pelas maiores consultorias do mundo, é possível identificar alguns passos que o mercado de BI deverá seguir ao longo dos próximos 12 meses”, afirma o CTO.

Abaixo, o especialista enumera algumas destas tendências:

Transparência
Os parâmetros de análise de informações terão de ser muito claros, especialmente em relação a integrações com plataformas de inteligência artificial (AI) e machine learning, para as quais ainda existem, atualmente, questionamentos sobre as direções apontadas. No caso do BI, será fundamental evidenciar quais os modelos usados pela máquina para realizar as análises.

NLP
O processamento de linguagem natural (da sigla NLP, em inglês Natural Language Processing), que se refere a questões geradas pela compreensão automática de máquinas para línguas humanas naturais, deverá crescer no mercado corporativo, mudando modelos de interação com máquinas. Caberá ao BI ajudar na conversão de ambientes de trabalho analógicos em operações autônomas e orientadas por dados.

Ativo intelectual
Recursos humanos: a rota da gestão de pessoas com o uso de BI

Anywhere, anytime
A adesão do BI e Analytics à mobilidade deverá aumentar em 2019, já que empresas de todos os portes e setores demandarão disponibilidade total de dados em dispositivos diversos. Garantir uma gestão bem embasada por dados exigirá ao BI estar presente em qualquer local, a qualquer hora, realizando análises 24x7x365 e com histórico único. O objetivo é evitar que a troca de dispositivos, aplicativos e o resgate de informações já computadas em outros devices afete o poder de decisão os gestores.

Storytelling
A técnica do storytelling, já bastante aderida ao universo corporativo, invadirá o ambiente de BI e Analytics. Será tendência a adesão do mercado a features focadas na construção da avaliação das informações por meio de análise histórica, tanto da empresa, quanto de seus mercados, concorrentes, macroeconomia, entre outros cenários. Os dados terão trajetória suficiente para oferecer a possibilidade de debater resultados com base em presente e passado, gerando projeções futuras.

Para todos
As ferramentas de BI e BA deixarão, definitivamente, as mãos dos gestores, unicamente, para se tornarem objetos de trabalho de todos os colaboradores – ou, pelo menos, de todos aqueles que exercem funções estratégicas, em todos os departamentos. Tal envolvimento será essencial para garantir o diferencial de empresas no mercado, aproximando equipes e operações do alcance de resultados projetados. Estratégia que passará diretamente pelo aperfeiçoamento, tanto das ferramentas de software de análise, quanto dos modelos de atuação, por meio de feedbacks dos diversos corpos de usuários envolvidos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.