Há três décadas trazendo ao mercado soluções de infraestrutura para mainframes, a GFS Software resolveu mostrar mais uma vez que a inovação começa dentro de casa. Para isso, atualizou seu próprio laboratório de desenvolvimento e tornou-se a primeira empresa da América Latina a utilizar o servidor IBM z14-ZR1, um equipamento capaz de oferecer tanto alta capacidade de processamento quanto mais segurança à operação.
Os recursos trazidos pelo servidor da IBM se alinham não só com as demandas internas da GFS como também com seu modelo de negócios no Brasil. “Nosso core é desenvolver softwares de infraestrutura com tecnologia IBM. Assim, nada mais justo do que manter a nossa própria atualização tecnológica em dia para refletir esse compromisso com nossos clientes. O lançamento do z14-ZR1 atende essa necessidade ao permitir que tenhamos mais autonomia e agilidade na hora de criar novas produtos”, explica Guilherme Figueiroa, CEO da GFS Software.
Segundo o executivo, a aquisição da máquina faz com que a equipe de desenvolvimento da GFS possa ter uma visão mais real – e prática – da aplicação de suas soluções do que em um ambiente virtual. Para a empresa, outra vantagem de se trabalhar com o hardware físico é sua flexibilidade e mobilidade quando comparado a opções virtuais ou simuladas. A ideia é que, com o IBM z14-ZR1, os programadores tenham total interação com os dados, evitando quaisquer barreiras artificiais no processo.
Como a GFS atende aos principais bancos, empresas de telecomunicações e órgãos públicos do País, segurança também é um tema de alta importância para seus negócios. No caso de alguns desses clientes, fazer o tratamento de dados exige que a desenvolvedora de softwares para mainframe ofereça uma camada extra de segurança. Com a necessidade de se pensar na proteção dessas informações de ponta, a criptografia nativa trazida pelo servidor da IBM se torna um grande diferencial para os negócios.
Fazendo mais com menos
Adquirido em maio e instalado em julho de 2018, o z14-ZR1 tem feito mais do que potencializar os negócios atuais e ampliar o leque de opções futuras para o portfólio da empresa: ele também já vem fazendo diferença nas contas da GFS Software. “A máquina é menor fisicamente, metade do tamanho da anterior. Fizemos alguns cálculos e o resultado da atualização foi uma economia direta e bastante expressiva no gasto de energia com o equipamento – mantendo a mesma capacidade e memória do antigo servidor”, conta Daniel Simis, técnico responsável da GFS Software.
“Para nós, é muito gratificante podermos ajudar um parceiro de longa data em mais uma etapa de sua transformação digital. Acreditamos que, com o IBM z14-ZR1, a GFS poderá continuar a oferecer a última palavra em tecnologia para os seus clientes, ao mesmo tempo que usufrui de uma maior capacidade de processamento e de recursos avançados de segurança e criptografia”, afirma Felipe Garcia, gerente de vendas para Systems Hardware da IBM Brasil.
A IBM é uma companhia de soluções cognitivas na nuvem com o propósito de desenvolver e aplicar tecnologias em favor do progresso das empresas e da sociedade. Há mais de 100 anos no Brasil, ajuda clientes a tomarem melhores decisões e a se tornarem mais competitivos em seus mercados de atuação.
A GFS Software é uma empresa que desenvolve e representa softwares de infraestrutura, predominantemente com foco nas áreas Administração de Storage e Segurança da Informação, oferecendo um portfólio de produtos e serviços que inclui soluções próprias e de parceiros internacionais para os ambientes IBM z/OS, multiplataforma e distribuído.
Fundada em 1988, a GFS ajuda a impulsionar os negócios das maiores e mais importantes instalações do País, e conta com clientes de instituições financeiras, governamentais e telecom.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo