book_icon

Empresas brasileiras levam Inteligência Artificial à medicina diagnóstica

A Neurotech e a PickCells firmam parceria para oferecer diagnósticos usando inteligência artificial
Empresas brasileiras levam Inteligência Artificial à medicina diagnóstica

Duas empresas do Porto Digital, polo tecnológico de Pernambuco, uniram-se para ofertar serviços de detecção automática de padrões em medicina diagnóstica com uso de inteligência artificial (IA). A Neurotech, que oferece desde o ano 2000 soluções em IA para os segmentos de crédito e seguros, e a PickCells, startup que atua com automação laboratorial, oferecerão diagnóstico de imagem. Como os padrões das anomalias e patologias são identificadas automaticamente e as imagens de Raio X, ressonâncias magnéticas e tomografias podem ser recebidas eletronicamente, as empresas poderão atender hospitais e laboratórios de todo o país e até do exterior.

“Há uma grande demanda por esses serviços, seja por conta do elevado volume de exames a serem realizados, seja pela falta da infraestrutura necessária para a realização de laudos médicos a partir da análise de imagens”, diz Adrian Arnaud, sócio da Neurotech.

A solução fica em nuvem, onde o algoritmo identifica, na imagem, onde está, qual é o problema e a qual patologia ele está ligado

As principais vantagens oferecidas pela solução, porém, é a assertividade e o ganho de produtividade. Hoje, a atividade é realizada por médicos patologistas e radiologistas, que procuram visualmente por esses padrões. “Em parasitologia, por exemplo, alcançamos 94% de precisão, enquanto que um técnico bem treinado alcança, em média, uma assertividade de 79%”, diz Paulo Melo, cofundador da PickCells.

Por meio da inteligência artificial, padrões característicos são identificados imediatamente. “A solução fica em nuvem, onde o algoritmo identifica, na imagem, onde está, qual é o problema e a qual patologia ele está ligado. Com essa informação, há uma redução significativa de custos e ganho de rapidez. Laudos que demandam dias para ficarem prontos estarão disponíveis em minutos. Além disso, muitos hospitais sequer possuem radiologistas ou patologistas e acabam contratando terceirizados para ofertarem os laudos dos exames”, diz Melo.

A principal vantagem oferecida pela solução, porém, é a assertividade e o ganho de produtividade. Por meio da inteligência artificial, padrões característicos são identificados imediatamente. “A solução fica em nuvem, onde o algoritmo identifica, na imagem, onde está, qual é o problema e a qual patologia ele está ligado. Com essa informação, há uma redução significativa de custos e ganho de rapidez. Laudos que demandam dias para ficarem prontos estarão disponíveis em segundos. Além disso, muitos hospitais sequer possuem radiologistas ou patologistas e acabam contratando terceirizados para ofertarem os laudos dos exames”, diz Melo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.