book_icon

Blockchain deve mudar de nome e tende à expansão em 2019

Forrester prevê uso mais abrangente do blockchain, nas mais variadas frentes, porém com uma terminologia diferente: DLT
Blockchain deve mudar de nome e tende à expansão em 2019

Uma inovação ainda bastante ligada ao conceito das criptomoedas, o blockchain vem se mostrando cada vez mais versátil, angariando a adesão de empresas de diversos setores, que utilizam o modelo de registro descentralizado da tecnologia em seus processos.

Para 2019, especialistas preveem um uso ainda mais abrangente do blockchain, nas mais variadas frentes, porém com uma terminologia diferente: DLT (Distributed Ledger Technology).

A consultoria global Forrester lançou, há pouco, projeções indicando que tal mudança de nome servirá para diminuir a associação da tecnologia com as criptomoedas, que ainda geram insegurança entre alguns gestores de TI.

A receita de serviços de blockchain no Brasil poderá crescer mais de 63% até 2024

De acordo com Brayan Poloni Cislaghi, Chief Technology Officer, da Introduce, empresa especializada em soluções e serviços de TI, a mudança de nomenclatura para a tecnologia não altera um fato já consolidado sobre ela: o blockchain vai ganhar espaço, crescendo nitidamente em 2019, e isso inclui forte o mercado nacional.

“Estudos apontam que a receita de serviços de blockchain no Brasil poderá crescer cerca de 63,4% até 2024. Portanto, podemos contar que nomes como Ethereum e Hyperledger Fabric se tornarão mais familiares aos chiefs technology officer (CTOs) muito em breve”, explica o executivo.

Para o CTO, aos poucos os gestores de tecnologia estão perdendo o receio em relação ao blockchain, e isso se dá pela necessidade de inovar para reduzir custos em suas operações.

O especialista cita como exemplo o gigante varejista Walmart, que empregou a tecnologia para controlar sua cadeia de suprimentos (supply chain).

“Os registros descentralizados e imutáveis que compõem o blockchain colaboram para que os gestores tenham mais segurança em suas movimentações, sejam elas financeiras ou de estoques, por exemplo”, complementa Poloni.

No âmbito local, porém, o uso do blockchain – ou DLT – pode ainda não ser uma prioridade para as empresas, conforme aponta o CTO. Segundo ele, toda organização pode usar esta inovação para melhorar seus processos internos, mas cada uma tem seu tempo – e os melhores usos (controle de ativos, transações financeiras, supply chain etc) – para implementá-la.

“De qualquer forma, já temos diversos exemplos de como a tecnologia pode revolucionar as operações, e cabe às empresas avaliarem o impacto que essa mudança pode causar caso queiram adotá-la. Assim fica mais fácil saber o ‘se’ e o ‘quando’ para o blockchain”, conclui o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.