book_icon

Solução CDN é indispensável para as empresas serem relevantes digitalmente

O mundo está cada vez mais veloz em vários aspectos e isto tem criado uma impaciência em todas as pessoas que querem, ou precisam, estar conectadas em grande parte do seu tempo útil. Ninguém mais aceita acessar algum tipo de informação e não ter a resposta em milissegundos, quase imperceptíveis, esta ansiedade se potencializa quando as pessoas estão no seu papel mais importante e mais disputado pelas empresas atualmente, o de sua majestade, o consumidor digital! Neste momento crucial de decisão de compra, qualquer demora em alguma etapa da experiência de compra deste cliente, pode representar a perda de uma venda, a percepção que a empresa escolhida não atende bem o mercado consumidor e, o que é pior, pode decretar a escolha de um concorrente com uma resposta digital mais eficiente. Portanto, criar um canal de vendas na internet envolve determinados cuidado de infraestrutura e tecnologias associadas para que os resultados sejam satisfatórios em termos de volumes de vendas e retorno de investimento. Um site precisa garantir uma boa experiência para os usuários, o que inclui, entre outras coisas, velocidade de carregamento das páginas, mesmo em conexões lentas, além disso, ser acessível em dispositivos móveis.

Somado a isso, o desempenho no carregamento de um site também é considerado como um dos pontos de ranqueamento pelo Google. Ou seja, otimizar a performance não é mais uma opção, e sim uma sobrevivência. Diante disso, é preciso considerar muitos aspectos que vão desde um código bem feito, como o servidor de hospedagem, velocidade e o fornecedor da infraestrutura. Nos últimos anos, muitas empresas decidiram utilizar provedores de fora do país, que trouxe um item a mais na discussão, que é a latência. Com esta necessidade, todos começaram a olhar para alternativas e novas possibilidades.

Foi desta forma que a solução CDN (contente delivery network ou rede de distribuição de conteúdo) tornou-se essencial para atender a demanda por velocidade, com alta performance e proteção dos dados. Primeiramente, a tecnologia da CDN começou a ser utilizada pelos sites estáticos, principalmente, pelas empresas de mídia, que foram precursoras neste modelo. Com o passar dos anos, muitos outros negócios proliferaram, como: e-Commerce, Bancos, Instituições de Ensino, TV e Rádio Web.

O objetivo principal de uma CDN é entregar conteúdo a partir do servidor mais próximo do usuário final. Assim, o tempo de resposta da requisição é bem menor do que em condições normais, quando o retorno vem unicamente do servidor de hospedagem, independentemente da localização do usuário. Ao utilizar a distribuição de uma CDN, sites dinâmicos, por exemplo, podem ter um desempenho tão bom quanto o obtido em sites estáticos.

A solução CDN possibilita a redução de custos para o proprietário por utilizar menos espaços de infraestrutura do seu Data Center, privado ou público, com menos requisições de servidores, gerando economia de custos operacionais. Além disso, ao acessar uma URL, o browser envia uma requisição para o servidor e essa requisição percorre um caminho até chegar ao seu destino. Quando a CDN é utilizada para cachear o conteúdo, o tempo de processamento da requisição é reduzido consideravelmente, já que o que será entregue é uma cópia estática do conteúdo solicitado. E ainda é possível entregar conteúdo a partir de um servidor mais próximo fisicamente do usuário, o que contribui para diminuir o tempo de distribuição e do carregamento das páginas e a resposta do servidor.

Quando os sites passam por picos de acesso, em ações sazonais, como por exemplo Black Friday, Mothers Day, Valentine Day e etc, frequentemente se deparam com quedas ou instabilidades no serviço de hospedagem. É uma situação contraditória, pois você fica na mão justamente no momento em que mais precisa do seu site no ar. A solução CDN evita a instabilidade e quedas, já que grande parte das requisições nem chegam ao servidor de origem, atuando na raiz do volume e mitigando qualquer indisponibilidade.

A segurança adicional favorecida pelo Web Application Firewall provê uma camada dinâmica de proteção para aplicações web, contra atividades maliciosas, ciberataques, ataques DDoS e outras atividades danosas, de forma totalmente escalável e disponível, enquanto mantém a performance de suas aplicações. Inspecionando todas as requisições, detecta e bloqueia ameaças de rede instantaneamente, antes que elas alcancem os seus data centers, com mecanismos adaptativos e sofisticadas estruturas de regras. A maioria dos serviços de CDN possui recursos de segurança que reduz o impacto de um ataque distribuído de negação de serviço.

Se você deseja ter um site veloz, seguro e dinâmico, considere a utilização de uma CDN, pois só com performance, segurança e disponibilidade você estará mais perto de atingir os objetivos do seu negócio.

Alexandre Azevedo é vice-presidente de Novos Negócios da Think About IT

Alexandre Azevedo

CDN

Think About IT

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento