book_icon

Yaman aumenta a eficiência da capacidade de TI do Banco Votorantim

Solução de inteligência operacional com Machine Learning e Bots para predição de infraestrutura de TI automatiza processo de Capacity Planning e torna a área estratégica para toda as operações de negócio
Yaman aumenta a eficiência da capacidade de TI do Banco Votorantim

A Yaman, especializada em serviços e soluções de tecnologia para aumento da eficiência das áreas de TI e melhoria da experiência de uso das aplicações pelos clientes finais, implementa a sua nova plataforma de predição com tecnologia cognitiva de Machine Learning (ML), bots e analytics – Predictor – na área de Capacity Planning do Banco Votorantim.

O desafio da Yaman durante processo de implementação foi coletar cerca de três anos de base história, transferir para a plataforma de predição e cruzar os dados

Em pouco mais de 12 meses de funcionamento, a solução aumentou a eficiência da área de capacidade de TI. Apenas em atividades de predição de reclaim de storage, a solução identificou arquivos alocados e o quanto realmente estavam em utilização, regenerando a capacidade de armazenamento dos servidores storage, contribuindo com redução de custos para a instituição.

Sobre a implementação da solução para inteligência operacional de TI, de acordo com o Head of IT Infrastructure do Banco Votorantim, Marcelo Maylinch, “a primeira mudança foi trabalhar o planejamento de capacidade de TI como uma das prioridades estratégicas junto aos demais setores de TI da instituição. Para isso, submetemos a área de Capacity Planning à gestão direta da Superintendência de TI”, destaca.

O executivo conta que o processo de planejamento de capacidade demandava vários profissionais alocados para a atividade, o que gerava um tempo maior para obter um posicionamento analítico para melhor tomada de decisões. “Da forma como a área atuava, havia muita complexidade e levava muito tempo para buscar e analisar a informação, devido aos grandes volumes de dados”, afirma Maylinch.

“Considerando o momento em que as empresas vivem o desafio da transformação digital, com a busca de agilidade, melhor performance e eficiência de TI, sentimos a urgência de mudar esse cenário e modelo de trabalho. Para isso, buscamos o konw-how da Yaman e implementamos em parceria a plataforma Predictor para todo o suporte de Capacity Planning”, conta o executivo.

O desafio da Yaman durante processo de implementação foi coletar cerca de três anos de base história, transferir para a plataforma de predição e cruzar os dados, considerando a capacidade da infraestrutura de TI do Banco Votorantim.   “Por meio do ML da plataforma, calibramos o modelo ao nosso negócio e, atualmente, obtemos um posicionamento diário da capacidade de infraestrutura de TI, com visualização online de tudo o que está ocorrendo no ambiente de TI. Com o Predictor, temos a visão da saúde de TI e do negócio em tempo real. Reduzimos esforço com a eliminação do trabalho operacional de forma manual, para podermos nos dedicar a auxiliar o negócio do Banco Votorantim como um todo”, assinala Maylinch.

A Yaman Tecnologia LTDA é uma empresa brasileira fundada em 2011, sediada em Barueri (SP), no bairro de Alphaville. A empresa nasceu com o propósito de prover soluções para melhorar a experiência de uso das aplicações pelos clientes finais e também aumentar a eficiência das áreas de tecnologia. Nesse cenário, as soluções de Perfomance, QA, Segurança e Automação são orientadas à jornada do cliente digital, sendo utilizadas de ponta a ponta na esteira de produção de software, desde a ideia até quando já está em uso, convergindo dessa forma na satisfação dos clientes das aplicações, o que assegura: maior eficiência da TI, aceleração e automatização de processos e atuação preditiva para aumentar a disponibilidade dos ambientes. Esse direcionamento define o conceito do portfólio de produtos e serviços intitulado #NÃOIRRITEOCLIENTE, personalizado para eliminar irritações com: aplicações lentas, bugs e falhas de segurança.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.