book_icon

Flamengo é o primeiro clube da América do Sul a implementar o SAP Sports One

Flamengo é o primeiro clube da América do Sul a implementar o SAP Sports One

Flamengo é o primeiro clube da América do Sul a implementar o SAP Sports One

Bayern de Munique e Manchester City, campeões alemão e inglês, já utilizam o software de gestão esportiva que vai impulsionar a transformação digital do futebol no clube carioca

O Flamengo fechou contrato com a SAP, empresa alemã de desenvolvimento de software, para implementação da solução Sports One, plataforma de gerenciamento de futebol utilizada por grandes equipes no exterior, como Bayern de Munique e Manchester City, atuais campeões alemão e inglês, respectivamente. Os cariocas são os primeiros a adotar o Sports One na América do Sul. A expectativa é que a plataforma esteja funcionando já no primeiro trimestre de 2019.

“Para a SAP, é uma honra poder contribuir com a transformação digital do Flamengo. Atualmente, quem não se atualiza fica para trás, e a equipe de maior torcida do Brasil tem de estar sempre à frente”, afirma Denis Tassitano, diretor de Vendas da SAP Brasil. “O clube carioca é o primeiro no país a trazer para o seu dia a dia a solução que eleva o nível de grandes times e seleções de todo o mundo, adicionando mais um recurso à busca por grandes títulos”, completa.

A plataforma Sports One permitirá ao Flamengo digitalizar o gerenciamento de performance, coordenar processos de treinamentos, administrativos, financeiros, contabilidade, médicos, de gerenciamento de times e análise de dados em um único ambiente. A coleta de dados para inserção no sistema é feita por meio de soluções de Internet das Coisas (IoT), que fornecem informações ao clube para atualização constante do banco de dados. Com isso, cruza diferentes tipos de dados para dar uma visão completa das reais condições da equipe à comissão técnica, como por exemplo o status da lesão de um jogador e a possibilidade de rever lances de partidas anteriores. Além disso, é possível enviar as informações para um grupo ou uma única pessoa de forma segura através de uma ferramenta de comunicação do próprio sistema.

O Vice-Presidente de Tecnologia da Informação do Flamengo, Luiz Filipe Teixeira, conta que a implementação do software no clube é um sonho antigo.

“Durante três anos trabalhamos duro para ter capacidade, infraestrutura e processos para adoção de novas tecnologias que pudessem dar mais resultado para o futebol e os esportes olímpicos do Flamengo. Em 2016, definimos que o Sports One era a meta, mas antes era necessário criarmos processos dentro de um correto plano de tecnologia a ser perseguido. Conseguimos ir muito além de criar um departamento de tecnologia que atende as necessidades do backoffice do clube com a implementação do SAP e também criar uma estratégia tecnológica que nos dê informações baseadas em dados gerados pelos atletas nos treinamentos e jogos. É com imensa satisfação que anunciamos mais uma parceria, esta inédita na América do Sul. Esperamos que já em 2019 possamos colher em forma de títulos o resultado deste investimento. Meu desejo é que o Flamengo continue sendo referência para o esporte brasileiro crescer e se desenvolver cada vez mais”, disse o dirigente rubro-negro.

O SAP Sports One funciona em cinco pilares: Team Management, que coordena a administração geral dos perfis das equipes, jogadores, calendários, gestão de talentos e funciona como hub para os demais; o Match Insights, um software que trabalha principalmente usando imagens: o sistema capta a movimentação dos jogadores, traça linhas entre eles, grava o histórico da área percorrida no campo etc. A solução conta também com o Challenger Insights, adicionado mais recentemente, que consolida características técnicas e táticas dos adversários. E, para cuidar do desenvolvimento de seus próprios jogadores, o Performance Insights grava as informações técnicas do desempenho dos jogadores ao longo das partidas, enquanto o Player Fitness cuida de sua parte física, medindo nível de fadiga, tratamentos utilizados e histórico de lesões, e é utilizado pela equipe médica.

Essa é a segunda etapa da parceria entre a companhia e o clube: o Flamengo já utiliza o SAP S/4HANA, plataforma que digitaliza os processos de gestão de clube, como entrada e saída de materiais dos centros de treinamento, gestão de contratos e CLT, estoque de produtos e medicamentos, entre outros. Com isso, os fluxos de gestão de negócios melhoram, assegurando melhor governança e transparência administrativa, ganho de produtividade e economia de tempo e recursos gastos com processos burocráticos em até 80%.

Sobre a SAP
Como empresa de nuvem impulsionada pelo SAP HANA®, a SAP é líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudando empresas de todos os tamanhos e em todos os setores: 77% da receita de transação do mundo toca um sistema SAP. Nossas tecnologias de machine learning, IoT e análise avançada ajudam a transformar as empresas dos clientes e empresas inteligentes. A SAP proporciona às pessoas e organizações uma visão de negócios profunda e promove a colaboração que as ajuda a permanecer à frente de seus concorrentes. Simplificamos a tecnologia para empresas para que elas possam consumir nosso software da maneira que quiserem – sem interrupções. Nosso pacote completo de aplicativos e serviços permite que mais de 413 mil empresas operem de forma lucrativa, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de pensamento, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @SAPBrasil.

Informações para a Imprensa:FleishmanHillard
Ana Matos, [email protected], Tel. 11 3185-9913
Mauricio Pizani, [email protected], Tel. 3185-9964
Rubia Roveron, [email protected], Tel. 11 3185-9948
SAP Brasil
Luciana Coen, [email protected], Tel. 11 5503-2554
Wallace Faria, [email protected], Tel. 11 5503-3363

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.