book_icon

Instituições financeiras destacam a transformação digital na 14ª edição do Prêmio Relatório Bancário

Soluções inovadoras, aliadas a todos os recursos da transformação digital, estão dominando a 14ª edição do Prêmio Relatório Bancário, promovido pela Cantarino Brasileiro e considerado o mais importante do setor. Ao todo foram inscritos 165 cases únicos, com a participação de 54 instituições financeiras.
Com o objetivo de promover as principais iniciativas e práticas, contribuindo para o aprimoramento do setor, a organização do Prêmio Relatório Bancário convida renomados especialistas e formadores de opinião ligados ao mercado financeiro que elejam os vencedores em cada categoria. Também são premiados o Banco do Ano e personalidades financeiras indicadas pelo mercado.
A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro e reúne lideranças que são referência do setor para reconhecer as instituições de destaque nas categorias: Aplicativos, Autoatendimento, Cartões, CRM, Cyber Security, Disrupção, Eficiência Operacional, Infraestrutura em TI, Iniciativa em BlockChain, Inovação em Agência, Inclusão Financeira, Inovação em Crédito, Internet, Meios de Pagamento, Processos, Projeto em Inteligência Artificial, , Soluções para Mobile Banking, Solução para Nuvem, Solução para Big Data e User experience.
Marcos Cantarino, diretor da Cantarino Brasileiro, ressalta a real importância dada pelas instituições financeiras ao investir fortemente em práticas que elevam seu potencial de negócios e confiança de seus clientes. “As iniciativas destacam o uso e implementação das novas tecnologias, que permitem melhorias nos processos, com operações mais eficazes e seguras, refletindo no aprimoramento do sistema financeiro e bancário”, conclui Cantarino.
Confira, abaixo, alguns dos cases vencedores na 14ª edição do Prêmio Relatório Bancário:
Banco Original – Resolver o problema de abandono do aplicativo de abertura de conta por falta de um comprovante de residência à mão acabou resultando em um processo muito mais robusto no projeto de Validação de Endereço por Geolocalização, do Banco Original, vencedor na 14ª edição do Prêmio Relatório Bancário. A partir do SDK da Tempest, são executadas várias coletas e análises de dados e forma totalmente transparente ao cliente.
Bancoin – Mapear as condições de crédito ao público desbancarizado a atendê-los de forma segura e sustentável é o resultado do projeto Inclusão financeira através de Big Data, do Bancoin. O objetivo deste projeto é oferecer linhas de crédito de até R$ 1.500, a taxas razoáveis, para clientes sem condições de comprovar renda ou passar pelos critérios tradicionais. Os novos mecanismos de avaliação resultaram em uma inadimplência atual é de 3,4%, contra 20% estimados como média pelo mercado. O crédito liberado fica disponível em uma conta digital com os principais serviços bancários e um cartão pré-pago com bandeira Mastercard. O usuário pode continuar utilizando a conta mesmo após o uso do crédito.
Stefanini – A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Stefanini, proporcionou o desenvolvimento de uma plataforma cognitiva para oferecer aos seus funcionários e prestadores de serviço mais agilidade e eficiência por meio da Aixa, ferramenta de inteligência artificial. Mais de 150 mil usuários já foram beneficiados via portal de autoatendimento interno da CAIXA ou Skype for Business, resolvendo questões internas, consultas e centenas de outras transações. Trata-se do maior projeto de atendimento cognitivo da Stefanini já realizado no Brasil, levando-se em conta o alto nível de complexidade e integração. As equipes da Caixa e da Stefanini trabalharam juntas para revisar processos de atendimento dos serviços de tecnologia, ao mesmo tempo em que atuavam na segurança dos dados.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.